quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Base Nacional Comum Curricular não deve ser votada nesta quinta no CNE

Por: Renata Cafardo, O Estado de S.Paulo

07 Dezembro 2017 | 14h57
A Base Nacional Comum Curricular não deve ser votada mais hoje no Conselho Nacional de Educação (CNE) em Brasília. 
A votação estava marcada para a tarde desta quinta-feira, 7, mas o Estado apurou que já há três pedidos de vista ao processo, o que, segundo o regimento, obriga o presidente do CNE a adiar a votação. 
Eduardo Deschamps pode remarcar uma nova reunião extraordinária para semana que vem ou decidir votar a Base apenas no fim de janeiro, quando está marcada a próxima reunião ordinária do conselho.  
Os pedidos de vista são justificados pela necessidade de estudar melhor o texto da Base, que foi entregue pelo MEC na semana passada e está em discussão no CNE desde segunda-feira, 4. 
Um dos problemas estaria na nova área criada sobre o ensino religioso, disciplina que é optativa no País, mas que o governo decidiu que faria parte da Base Curricular. 
O texto inclui questões de gênero e sexualidade justamente nessa parte de estudos da religião, o que tem causado polêmica. 
As reuniões no CNE estão suspensas para o almoço e devem voltar às 15 horas, quando deve ser anunciado o adiamento da votação.
"Não podemos jamais atropelar o processo a ponto de comprometer a qualidade", disse o conselheiro Cesar Callegari. 
Pela manhã, foram lidos o parecer e a resolução normativa do CNE para a Base. Houve protesto dentro e fora da sala do conselho.
A Base vai trazer as expectativas de aprendizagem em todas as áreas para todas as escolas do País, nos níveis infantil e fundamental. Durante todo o processo, o MEC já mudou o documento quatro vezes. Desde abril, o CNE recebeu centenas de contribuições e opiniões da sociedade sobre problemas encontrados no texto. 
Fonte: http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,base-nacional-comum-curricular-nao-deve-ser-votada-nesta-quinta-no-cne,70002111785

Nenhum comentário: