sexta-feira, 6 de novembro de 2009

5 DE NOVEMBRO, UMA DATA PARA NÃO ESQUECER



Durante três dias, os professores municipais de Novo Hamburgo lutaram bravamente contra a extinção dos Planos de Carreira e pela Qualidade da Escola Pública.

O Magistério mostrou que não se intimida e que não vai se intimidar com os artifícios de repressão utilizados pelo Executivo. Pelo contrário, lotou o Plenário da Câmara de Vereadores e as ruas vizinhas, demonstrando sua indignação com as ações protagonizadas pela administração atual.

Ontem, a cidade parou para acompanhar a votação no legislativo. Parou porque acredita na qualidade da Educação oferecida pelos professores municipais. Parou porque confia nos professores de seus filhos.

E a cidade, que parou juntamente com seus professores, acompanhou a decisão do legislativo que mais uma vez vota a favor da precarização do serviço público.

Não é a primeira vez que nossos legisladores fazem a opção por retirar nossos direitos. Basta lembrar o VRV.

No dia de ontem, assim como o prefeito, alguns vereadores rasgaram a história de suas bandeiras, rasgaram suas trajetórias de luta na defesa dos direitos dos trabalhadores. Outros traíram seus colegas de classe. Outros fizeram como sempre, defendem governos que retiram direitos de trabalhadores, nisto, não há novidade, não há surpresa.

O dia 5 de novembro fica na história como o dia em que os professores municipais de Novo Hamburgo mostraram ao executivo que são profissionais de coragem. Com toda a repressão promovida pela Secretaria da Educação, não se intimidaram, foram para a rua, dizendo NÃO aos projetos do prefeito.

Este dia marcará para sempre a história da Educação hamburguense. O dia em que os professores municipais mostraram para o prefeito que não se ameaça quem tem DIGNIDADE. Não foi à toa que o Hino Rio Grandense foi entoado tantas vezes.

Os professores municipais têm motivo de sobra para ter orgulho. Estamos inaugurando uma nova era na qual não há mais espaço para a mordaça. Numa demonstração de coragem e dignidade o magistério não se calou. E jamais se calará.

Podemos ter perdido a batalha, mas não a guerra. A luta continua. E continua forte e consciente de que um Sindicato de Verdade se constrói na luta diária pelos direitos dos trabalhadores.

Hoje só temos motivos para nos orgulhar desta bela trajetória que está sendo protagonizada por cada um de nós. E a certeza de que a LUTA É PERMANENTE POR NOSSOS DIREITOS E PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA.

25 comentários:

Anônimo disse...

O prefeito deve estar orgulhoso, pois em menos de um ano de governo, já fez história em NH. Em virtude da sua brilhante iniciativa para proteger o futuro da cidade, como ele alega, teremos a partir de 2010 um dia em sua memória. Dia 05/11 de 2010, 2011, 2012... será um dia de paralização na cidade, um dia para lembrar do inicio da destruição da Educação de Novo Hamburgo, mas também para marcar o incio de um forte movimento sindical, representado com muita ética e dignidade pela categoria dos professores.

rdoering@bol.com.br disse...

Tenho certeza de que nossa aula de cidadania não ficou só na teorização. Cidadão autônomo luta por seus direitos, pensa no coletivo da categoria e não se acovarda diante de ameaças ou se vende.
Certamente a luta continua os nossos conterrãneos "Os Farrapos" lutaram por 10 anos. O tempo passa... e não esqueceremos quem nos traiu na hora de apoiar para nos representar novamente de maneira debochada,humilhante, autoritária, represiva. Rejane

Anônimo disse...

No dia 05/11 o prefeito aprendeu que pode encaminhar qualquer projeto a camara municipal, mas que terá que enfrentar muito grito, muita luta, muita resistência de uma categoria que se fortalece a cada dia. Parabéns a todas que lutaram conosco nessa batalha e que demonstraram dignidade e persistência.

Anônimo disse...

Quero parabenizar a todos os professores e funcionários que mostraram força e dignidade nessa luta. Mostramos para o Sr.Prefeito e para o seu secretário de educação que não temos preço e que não deixamos nos intimidar por ameaças sem fundamento. Que venha a próxima batalha! Novamente estaremos unidos e prontos para a luta!

Júlio Willich disse...

Sem dúvida, não podemos esquecer essa data e tudo que aconteceu nesses dias.

Não podemos, principalmente, nos esquecer do papel desempenhado por cada um.

Não vamos esquecer do vereador que colocou na lixeira toda uma história de luta pela classe trabalhadora ao se alinhar com o poder público, justo no momento em que tinha mais ferramentas para defender os trabalhadores.

Da professora que votou contra sua classe, votou pelo fim do plano de carreira dos professores, deixando "zerados" os futuros servidores.

Do colega da Guarda Municipal, que estando presidente da Câmara, nos humilhou, deixando a todos de pé, no calor, por mais de uma hora esperando para entrar na "casa do povo".

E não esquecer dos momentos emocionantes, que não são mostrados na mídia, do abraço ao Centro Administrativo, do Hino Riograndense entoado de mãos dadas, da coragem insuspeitada de colegas que sacudiram a poeira e foram pra rua lutar pelos seus direitos e pelos direitos dos futuros colegas.

Somos vitoriosos por termos protagonizado esse exercício de cidadania e podermos voltar ao trabalho de cabeça erguida, pois mostramos valor, constância, mostramos que temos virtude.

Parabéns a todos nós.

MARCO disse...

Nestes 24 anos em que atuo como professor da Rede Municipal de Novo Hamburgo já vivenciei muitos momentos significativos, mas certamente jamais esquecerei o dia cinco de novembro de 2.009. Não esquecerei pela coragem de lutarmos contra atitudes ropressoras e arbitrárias; não esquecerei pelo contato verdadeiro vivenciado entre todos que lá estavam; não esquecerei pelo que nos fizeram e jamais esquecerei que continuamos fortalecidos, intensos e múltiplos de um mesmo ideal o da libertação do EU, dos nossos EUS. Marco

Professora com orgulho disse...

Orgulho-me de ser professora e mereço respeito, como todo e qualquer cidadão! O que foi aquela falta de respeito e chacota demonstrada por parte de alguns vereadores? Isso é atitude de quem representa o povo? E tiveram a ousadia de acusar, injustamente, os professores de terem desrespeitado a "casa", jogando garrafas... Ora, certamente mereciam muito mais, mas não serão os professores que farão isso, pois são educados, dão exemplo... Por acaso, quando fizemos o concurso, não tivemos de apresentar uma certidão de bons antecedentes?
E o que dizer da mídia? Tentaram, inutilmente, através de informações errôneas e enganações, colocar a comunidade contra os professores, contra a nossa luta. Não divulgaram o real número de manifestantes, não publicaram os motivos pelos quais lutamos,batendo na mesma tecla sempre, de que esses projetos não nos afetariam...Ora, não somos ingênuos, muito menos ignorantes, não é? Sequer citaram a nossa passeata na manhã do dia 5, onde ficou muito claro o apoio da comunidade à nossa causa, pois esta conhece, valoriza e confia no nosso trabalho. Isso ficou claro também nas enquetes feitas pelo próprio JornalNH, ou seja, o povo está do NOSSO lado e, nas próximas eleições, vamos ver quem vai perder a sua "boquinha"... E não poderia concluir sem parafrasear o nosso Quintana: "Eles passarão, NÓS passarinho..."

rose disse...

É desgastante, difícil, cansativo e reativo ter que lutar contra um prefeito, um secretário de educação e SEUS vereadores hipócritas. Podíamos estar investindo toda esta força e energia em ações voltadas para a educação dos nossos alunos, para os ACONTECIMENTOS em nossas escolas. Mas confesso ser, para mim, ainda mais difícil, cansativo e reativo, ter que lutar contra alguns colegas professores amedrontados, desprovidos de posicionamento crítico e, principalemnte, ter que lutar contra diretores que, para manterem-se no LUGAR???? onde estão, utilizam-se de ameaças e do suposto PODER???? que pensam ter. VERGONHA é a palavra para estes colegas.

Julio disse...

O prefeito pode ter atingido seu objetivo. No entanto esta administração perdeu a oportunidade de honrar os votos que recebeu.Fomos traídos, literalmente. Perde o vereador, que na única vez que realmente tinha que mostrar na prática seus discursos de porta de fábrica e campanhas, não honrou a confiança que lhe foi depositada. Sim, pois fazer oposição é muito fácil. Perde a vereadora que traiu suas eleitoras e seus colegas de classe e principalmente, traiu a Educação. Perde o prefeito, que em menos de um ano desmoralizou todo o discurso de sua campanha eleitoral.Os outros? Bom estes aplaudem de pé as iniciativas do prefeito, muito semelhantes as da governadora. Este governo que aí está, é do PT?
Julio V. Quadros

Anônimo disse...

Estou feliz e triste ao mesmo tempo... Feliz pela coragem e a ousadia dos colegas que se manifestam lindamente neste blog ... Triste por ainda anonimamente manifestar-me.. Estou na SMED, mas certamente por pouco tempo ... E o dia cinco, marcou-me para sempre, especialmente ao encerrar a votação na CÂmara quando o SR. SECRETÁRIO reuniu os seus companheiros para festejar, sim,pois há dois grupos distintos nesta secretaria, o grupo dos companheiros e os demais funcionários. Uma vergonha!!!

Anônimo disse...

Estou feliz e triste ao mesmo tempo... Feliz pela coragem e a ousadia dos colegas que se manifestam lindamente neste blog ... Triste por ainda anonimamente manifestar-me.. Estou na SMED, mas certamente por pouco tempo ... E o dia cinco, marcou-me para sempre, especialmente ao encerrar a votação na CÂmara quando o SR. SECRETÁRIO reuniu os seus companheiros para festejar, sim,pois há dois grupos distintos nesta secretaria, o grupo dos companheiros e os demais funcionários. Uma vergonha!!!

PROFESSORA INDIGNADA disse...

Há motivo para festejar o fim de um Plano de Carreira de trabalhadores?? O único motivo deve ser simplesmente o fato de terem estado medindo forças com os professores até o fim, e agora se "entenderam" vitoriosos... Que ridículo! Sinceramente, se fossem pessoas sérias, preocupadas com a EDUCAÇÃO, empenhadas em fazer o SEU trabalho, e se o real motivo para o fim do Plano fosse o "inventado" por eles, não precisariam festejar nada, estariam pesarosos como nós... Mas sequer conseguem entender por que lutamos. O que esperar dessa gente? O Sr. Prefeito também "festejou" a semana inteira junto de seus "aliados"(para não usar uma palavra que talvez fosse muito mais adequada)...Aguardem, Senhores!! Quem viver, verá!!!

Nelson disse...

Realmente é chocante! Mas o que esperar de um militante de carreira? A sua "formação" provavelmente foi toda patrocinada ora por sindicatos ora por mandatos. O discurso em "defesa" da Escola Pública era necessário para atingir professores comprometidos com a Educação. Agora estamos vendo o que significa a Educação para estes senhores e senhoras.Vergonhosa a falta de postura deste secretário e de alguns de seus "capatazes".
Nelson S

Bea disse...

Quem acredita e é comprometido com a Educação não tem o que fazer na Smed. Ao que parece este é o último lugar em que se pensa em qualificar e envistir em Educação. O prefeito diz que o Eldorado acabou e nós educadores podemos dizer que estamos no Elo Perdido. Pessoa da Smed, saia desta canoa furada. Quem tem credibilidade, um nome a zelar, não se submete. O preço a pagar será muito alto. Os nossos alunos merecem sim a nossa dedicação e o nosso comprometimento. Em que você acredita? Pelo que você luta?
Bea

Anônimo disse...

vergonha!!!
gostaria de saber quem comemorou essa vergonha

Anônimo disse...

A mídia (e principalmente o jornal NH) somente consegue encontrar pontos negativos para divulgar do nosso movimento. Primeiro foi uma garrafa, depois um ovo. Nada aparece sobre a linda entonação do hino rio grandense e sobre os motivos dignos de nossa luta. Mais uma informação para nos surpreender. O ovo atirado na quinta-feira, foi feito pelo acessor do Vereador Jesus. Estranho né? Mais uma sujeira para vincularmos ao nome desses sujeitos que quando deveriam representar a vontade da comunidade, venderam-se para as negociatas com o prefeito. São baratinhos mesmo!

Gentil disse...

Quem comemorou? De certo os mesmos que foram nas escolas ameaçar funcionários, professores, direções. Essa gente que só pensa em tirar proveito, que não consegue nem se utilizar de argumentos decentes. Gente que muito provavelmente jamais estaria numa Secretaria de Educação se dependesse de sua capacidade "técnica".
Gentil

Karin disse...

Essa é boa Elo Perdido. Meu Deus o que ainda mais nos acontecerá até o final dos mandatos destes vendedores de ilusão?
Karin

Anônimo disse...

Não tem cabimento, um governo que se diz aberto as negociações e democrático, rir e festejar o fim do plano de carreira.
É no mínimo lastimável, precisar acordar todo dia ir p/escola sabendo que a SMED virou uma piada que nós professores e professoras somos motivos chacotas p este governo. È o fim

Anônimo disse...

Não é o fim colega!!
Acredito que é somente o início!!!
Aprendemos, porém que unidos vamos longe...
Não lembro de ver tanta mobilização por parte de funcionários!!!
Nunca houve motivos anteriormente, mas para quem pensou que os funcionários não são unidos, enganou-se...
Mostramos que juntos temos força, que não vamos desistir e que nós NÃO TEMOS PREÇO!!!!! NÃO NOS VENDEMOS!!! NÃO ESQUECEMOS!!!!

Anônimo disse...

Colegas, cabeça erguida e sigamos em frente....Sabemos muito bem como dar aulas, não vai ser uma SMED que ainda tá se "organizando" e um secretariozinho que nem se dignou a ao menos nos mandar um recadinho pela passagem do dia do professor...ou que não sabe onde fica a maioria das escolas e nem recebe pais destas escolas....claro como fará isso se ele próprio não tem educação e não olha nos olhos das pessoas quando se fala com um "tipo" destes.
Todas(os) nós que estamos de PARABÉS pois somos PROFESSORES com muita DIGNIDADE.

rose disse...

Muito me admira que um(uma) colega que está dentro da Smed (pois NÓS estamos FORA!!!!- graças a Deus), pronuncie-se como vítima da situação porque não é do grupo do secretário COMPANHEIRO, e continue dentro. O que estão esperando ESTA e OUTRAS pessoas para saírem de lá? DIGNIDADE e VERGONHA é o que está faltando pra todo mundo que fica lá dentro. Afinal, estão compactuando com tudo isso.

rose disse...

VERGONHA NA CARA! É o que deveria sentir o jornalista Aurélio Decker, ao escrever sua crônica, na sexta-feira, no jornalzinho aquele... Chamar professor de incompetente, vagabundo e outros adjetivos de forma pejorativa, é ato de quem realmente não tem competência pra escrever algo melhor. Este cidadão, que se acha um formador de opinião, deveria rever sua profissão. Tem tanta outra coisa pra se fazer na vida. E olha que o cara já escreveu livros (distribuídos nas escolas, inclusive)sobre os quais não vou nem emitir opinião. Mais uma vez faltou VERGONHA na cara!

BLOGDORAI disse...

É impressionante o comentário que o Aurélio Decker fez em sua crônica quando relata alguns exageros do funcionalismo:
1º - Não fomos nós, funcionários públicos, que "inventamos" a forma de ingresso no serviço público.
2º - Concordo quando diz que alguns ganham muito pelo que não fazem ou deixam de fazer. Mas isso também acontece na iniciativa privada e se perpetua também, até se aposentarem. Principalmente se são os "donos" da empresa e quando esta é de ordem familiar, não é mesmo?
3º) Assim como na iniciativa privada, na vida pública, as coisas se perpetuam. Vejamos um exemplo: O cargo de DIRETOR DE ESCOLA. Quando os mesmos aparecem no jornal dá para notar que a maioria está se aposentando e que há muito tempo não sabem o que é uma sala de aula. Pergunte a alguém próximo, como a sua SOBRINHA.
4º) Sobre a nossa aposentadoria de "dar inveja" também não fomos nós que a estipulamos e mais, pagamos como qualquer outra pessoa, pela mesma, e muito bem paga.
5º) Sobre os "vadios e vagabundos" que o jornalista cita, informo que, assim como na iniciativa privada, na vida pública também tem. Como foi citado no item 3 as coisas se perpetuam: Os deputados (Tarcisio), governadores, presidentes, donos de empresas (grande número de pessoas trabalhando para um)...
6º) Sobre as "regalias", podemos afirmar que outra coisa que deve acabar são as assinaturas que a PREFEITURA PAGA MENSALMENTE PARA O JORNAL NH.
PODE UM AGENTE PÚBLICO (PREFEITURA) PAGAR UM SERVIÇO PRIVADO (JORNAL NH) E AINDA INCULCAR, SUBLIMINARMENTE, GERAÇÕES POR GERAÇÕES, O ASSÉDIO COMERCIAL DO TAL JORNALZINHO? ISTO É UM TIRO NO PÉ, POIS OS ATUAIS ALUNOS NÃO SERÃO ASSINANTES DE UM JORNAL QUE MENTE. E PARA ISSO, ESTÃO TRABALHANDO OS ATUAIS PROFESSORES (CRÍTICOS, COM FORMAÇÃO E DISCERNMENTO).
8º) Confiram estas e outras barbaridades ditas pelo jornalista Aurélio Decker, através do link:

http://www.radioabc900.com.br/site/multimidia.asp?canal=39&ed=154&ct=139&cd=226732&midia=315198 (acessado em 08/11/09)

Anônimo disse...

Pois nada mais nos surprende.!!!
secretário comemora
NOSSA DERROTA!!!
Na smed temos colegas que sempre foram contra ditadores.
contra serem precionados.
contra o professor baixar a cabeça. contra não poder se manifestar. contra não poder deixar seu adesivo do pt no seu carro.
E agora lá estão eles indo até as escolas precionar seus colegas. PODE?
CLARO QUE PODE, POIS ELES ESTÃO NA LINHA DE FRENTE DESTE SECRETÁRIO.
que decepção!!!!!!
e as eleições?????
Como vai acontecer. irão respeitar a vontade da comunidade?????
dai teremos que mostrar a cara contra este ditador..
NÃO TENHAMOS MEDO!!!!!