quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Nota de esclarecimento e repúdio ao machismo

O Sindprof NH reafirma seu entendimento de que a tentativa de transferência da presidente do sindicato, professora Andreza Mara Formento, da EMEF Hermes da Fonseca para a EMEF Conde D´Eu foi um movimento de retaliação política por parte da administração municipal.
A presidente do Sindprof, como legítima representante da categoria, vem cobrando sistematicamente da administração não só o cumprimento da legislação pertinente, como também políticas públicas que ataquem efetivamente os problemas da educação no município. Este comportamento tem causado visível desconforto nos agentes públicos ora no poder.
Por outro lado, em seu local de trabalho, a professora Andreza também vem cobrando da direção da sua escola uma postura mais transparente e democrática, uma vez que a direção não vem apresentando a prestação de contas dos investimentos feitos tanto com os recursos do governo quanto aqueles arrecadados pela comunidade via APEMEM.  E foi exatamente no momento em que Andreza fazia esta cobrança que a diretora foi até o Secretário de Educação solicitar a transferência, evidenciando seu desconforto com a atitude cidadã da professora.
Fica, assim, evidente, que se trata de uma disputa de caráter político e nada tem a ver com o desempenho profissional da professora. Destruir a imagem profissional da professora é fundamental para justificar as arbitrariedades da administração.

Aproveitamos também esta oportunidade para convocar todas as mulheres e homens a repudiarem de forma veemente as manifestações de cunho machista por parte dos administradores públicos no âmbito deste debate, que atribuem determinados comportamentos negativos ao gênero feminino.

28 comentários:

Anônimo disse...

Como mulher me sinto profundamente ofendida. Voto no PT e na Anita não é de hoje e é um desaforo ver companheiro chamar as diretoras do sindicato de fofoqueiras. aff!

Unknown disse...

Eu era petista , de greves , de tirar preso da cadeia, por causa da greve, mas depois de ouvir, em uma mesa de negociação coletiva, nesta cidade , que isto era poassado e que o partido, não estava a serviço da mudança social e da revolução( mudança radical da sociedade que aí está), fico, na dúvida e vou ler um livro chamado QUE FAZER dum tal de Vladimir Ullich Ulianov , lá do Alegrete.

E se o comportamento, fosse no governo FOSCARINI, AIRTON, O QUE OS COMPANHEIROS DIRIAM?

DANIEL VON HOHOHENDORFF OAB RS 32150





Anônimo disse...

Sabe o que é mais grave no meu ponto de vista?????????????
O SILÊNCIO da administração sobre a PRESTAÇÃO DE CONTAS.
Sindicato, responda-me: a PRESTAÇÃO DE CONTAS é ou não obrigatória por LEI, rubrica por rubrica? Deve ou não ser pública? Todos os seguimentos da escola devem tomar conhecimento; pais, professores e alunos?
O QUE O SENHORES E SENHORAS nos SINDICATO ESTÃO FAZENDO EM RELAÇÃO A ISTO?
Lancem uma pesquisa e notifiquem a toda comunidade escolar quem está e quem não está fazendo prestação de contas!!! MEXAM-SE ou vão se ABAIXAR AGORA???

Anônimo disse...

Sr. secretario, sou parte da escola que esta julgando, a atitude que levou a atual diretora a por a disposição a colega foi pelo fato de ter sido questionada pelos seus atos administrativos, as praticas tomadas a revelia, assim como a prestação de conta que é pertinente a quem representa uma comunidade...ter consciência politica, critica é motivo de condena!!! pensando bem a atitude dela(Diretora) foi igual a sua precipitada e autocratica.

Anônimo disse...

O prefeito parece q naum sabi nada q acontece na prefeitura, pois na GM tão fasendo um curso que tira das rua trinta GM. Será q o prefeito coviniente com isso?

Anônimo disse...

Também trabalho na escola da professora Andreza e sei do problema que temos enfrentado com a direção da escola. Temos que brigar inclusive, para que o livro ponto esteja completo! A diretora perde os atestados e comprovantes, deixa nossos pontos abertos e ainda se enche de razão quando cobramos que nosso ponto precisar ser colocado em dia!!!!

Anônimo disse...

Temos que nos unir na escola da nossa presidente do Sindprofnh. Também tenho denúncias para fazer. A nossa diretora é extremamente autoritária e realmente faz o que quer com o dinheiro da escola. Já fizemos diversas listas pedindo materiais para a escola e nunca somos contemplados com o que achamos realmente importante. Quando reclamamos temos que ouvir gritos. Nem em nossas salas de aula somos respeitados.

Anônimo disse...

Que conveniente criticar e denegrir a diretora quando se é anônimo. Temendo represálias? De quem, se o único grupo que sempre ataca é o mesmo que agora se julga tão maltratado. Toda história tem dois lados. Não se façam de vítimas inocentes. E quanto à prestação de contas é fácil questionar quando não se está presente nas reuniões administrativas e nem de Apemem. E acusar a diretora de roubo sem provas também não seria "assédio moral"? Ou o termo só cabe a um dos lados? Por favor...

Anônimo disse...

Querida colega eu sei o quanto doí aos apaziguadas e amigas da rainha, ou a panelinha que tudo pode...não estamos questionando a APENEM, que desempenha um papel importante na escola,com lisura e responsabilidade, estamos questionando a responsabilidade de diretora que deveria prestar conta a todos...não só a um seguimento.

Anônimo disse...

CUIDADO COLEGAS A INTENSÃO DE QUEM GOVERNA É DIVIDIR A OPOSIÇÃO, QUANDO NÃO ELIMINA-LA, SEJAMOS RESPEITOSOS, APESAR DE NOSSAS DIFERENÇAS..

Daniela Peters da Silva disse...

Sou professora da EMEF Presidente Hermes da Fonseca e não estou mais suportando o caos que se instalou em nossa escola. Prestação de contas foi à desculpa encontrada pela colega Andreza, então presidente do Sindicato para levar a diante uma insatisfação por estar sendo cobrada constantemente por sua postura inadequada e falta de compromisso profissional perante a escola, ser repreendida e cobrada por seus superiores agora é assedio moral!! É muito fácil meter o pau de forma anônima...proponho uma reunião pedagógica urgente...meus pais me ensinaram que roupa suja se lava em casa!!

Anônimo disse...

Colega, sei que és uma das cocotas da diretora, por isso, podes se identificar, tem pretencoes e apoio irrestrito,mas precisa apontar as posturas anti-profissional da colega para que possa provar amanha, tua atitude é leviana e imoral. Respeito é nao acusar o outro sem provas, seus pai nao lhe ensinaram isso!!!

Anônimo disse...

Sou professora, porém não desse município. Estou acompanhando o que esta acontecendo com o magistério municipal pois além de morar aqui tenho muitas amigas professoras que atuam em Novo Hamburgo. Como alguém que vivencia o ambiente escolar todos os dias percebo que o que esta acontecendo é que certamente o problema esta vindo de cima para baixo. Com certeza as chefias são arbitrarias tratam os professores e a educação com falta de respeito e negligência. Esse partido se orgulha tanto em falar sobre a ditadura e eles mesmos são ditadores... logo com aqueles que estão formando novos cidadãos...isso realmente não dá pra entender. O que também não dá pra entender é que essa diretora também é professora e um dia ela também estará de volta á sala de aula, assim como já esteve... é ela é PROFESSORA , ela apenas está DIRETORA, ela está num cargo absolutamente político. Aí eu me pergunto porque então cursar licenciatura, porque ser professora... há tantos outros cursos que possibilitam um cargo de chefia e arbitraria. O que também não dá pra entender é que ninguém está pensando na parte mais interessada...os alunos. Somente a educação está perdendo com tudo isso. E uma pena nossos governantes estarem preocupados apenas com o poder...

Anônimo disse...

A APEMEM é a associação de pais e MESTRES da escola. Portanto, se a prestação de contas foi feita em uma reunião de APEMEM e a colega presidente não estava presente, apesar de todos os meses ser convidada, não vejo por que estar questionando isso. Não sou "cocota" nem "amiga da rainha" e acho uma falta de respeito com a escola e com os demais professores representados pelo sindicato, que esse blog constantemente sirva apenas de diário para as lamentações da presidente. Acho que esse buraco é bem mais embaixo e acho que isso é assunto interno. Nem sempre o ataque é a melhor defesa!

Anônimo disse...

Sou guarda municipal, sei que foi mobilizado o chefe da guarda para apagar o fogo na segunda da exoneração da Andressa, que poder você exerce Beto!!!e o prefeito o que diz, onde fica!!!seu supra-secretario.

Anônimo disse...

Quem não te conhece que te compre hein Andreza!!! ótimo papel esta fazendo de 'cobrar seus direitos e dos outros', quem vê pensa que és super correta e que realiza as suas atividades como deveria!! Bem bonito! Parabéns!!!! Não sei como tens cara de pau...

ANÔNIMO É FÁCIL NÉ, ENTÃO VAMOS USUFRUIR, É ISSO NÉ?! Assim como tu e outras como a Marinês, outra duas caras..

Anônimo disse...

Aceitar apenas comentários que concordam contigo é fácil...

Anônimo disse...

Que lavação de roupa suja...a colega que diz que roupa suja se lava em casa ataca a colega Andreza e critica sua postura profissional...quem é ela?????pode criticar o trabalho de alguém?????esta escola é um ninho de cobras....

Anônimo disse...

Que ninho de cobras trabalha a colega Andreza!!!!

Anônimo disse...

Que papelão desta escola, Andreza..além de nao prestar contas, tem uma puxa saco defendendo a diretora..deve querer o cargo!!!!

Anônimo disse...

Falta de postura profissional e comprometimento com a escola...processa esssa colega, Andreza!!!!!quem ela pensa que é/????pode avaliar tua postura e comprometimento?????é coordenadora?avaliadora?

Anônimo disse...

Andreza..já trabalhei contigo em outros tempos e sempre te vi como profissional dedicada, fazendo projetos, livros, enfim, trabalhos que encantam os alunos....mudou agora????ou tens colegas que não enxergam tuas qualidades e te atacam publicamente??se fosse voce, processava esta colega Daniela...ela deve ter atas e provas do teu péssimo trabalho para estar te acusando..caso contrario deve arcar com as consequencias dos comentarios que faz....

Anônimo disse...

É tanta barbaridade e baixaria junto que é difícil começar...
Essa vai pra todos os Anônimos que conhecem bem a Cidadã (e por isso não compram) e principalmente pra Daniela que BRAVAMENTE deu a cara à tapa.
Não tenho absoluta certeza, mas me parece que não é a primeira vez que esta cidadã é posta à disposição de uma escola e isto deve ser um indício de que talvez ela não seja essa profissional maravilhosa que muitos defendem.
Minha memória recorda de uma profissional com as características citadas pela Daniela.
Daniela se não me equivoco PROVA TESTEMUNHAL é tão prova quanto documento. A prova testemunhal é produzida por terceira pessoa que, na condição de testemunha, se apresenta em juízo para prestar seu depoimento acerca de fatos relacionados ao processo. Neste caso, eu. Portanto Daniela, caso você venha a sofrer algum tipo de processo EU SEREI SUA PROVA TESTEMUNHAL.
Agora chamar o profissional à razão, lembrar-lhe das suas atribuições, ou seja, aquilo para o qual ele foi designado mediante edital de concurso virou “Assédio Moral”???
Senhores vou dizer-lhes o que é aquilo que decidi chamar de “Assédio IMORAL”.
É ter tido a minha hora atividade “ferrada” várias vezes porque a cidadã não tinha ido trabalhar (aliás deve ter algum parente médico).
É ter vivenciado a triste experiência de vê-la manipulando a opinião dos alunos, inclusive jogando-os contra a direção da escola.
É ter presenciado todos os seus atos de INSUBORDINAÇÃO.
É ter que tirado “coelho da cartola” porque este ser humano sequer deixava planejamento.
ASSÉDIO IMORAL é ver o nome da minha amada escola na lama, por conta desta pessoa sem noção, que só conhece o conceito da palavra “direitos”, mas faltou a aula que trabalhou o conceito do substantivo “deveres”.
Uma usurpadora é o que esta cidadã é.
Tenho dito.

Anônimo disse...

Andressa, estes comentários feito a tua pessoa são razoes,sofrimentos, constrangimentos que comprovam o que chamamos ASSEDIO MORAL ...tenha coragem amiga...TUDO PATROCINADO POR OS QUE DETÊM O PODER...DENUNCIE AOS DIREITOS HUMANOS NA ASSEMBLEIA...

Anônimo disse...

Como eu fico realmente pesarosa de ler esses comentários todos. Eu realmente admiro o trabalho tanto da direção da escola quanto o da colega presidente. Realizamos um trabalho bonito com os alunos, em uma comunidade presente e interessada. Espero que as pessoas se entendam pelo bem da educação das nossas crianças.

Anônimo disse...

Ainda bem que os pais da escola estão se mobilizando a favor da escola, ou seja, dos alunos, do bom funcionamento da escola, da diretora da escola e dos bons professores que são a grande maioria da escola. O resto é defender o indefensável. Vergonha de uma presidenta do sindicato que envergonha os professores do municipio com um comportamento leviano e irresponsável. Vergonha de um Sindicato que reune media duzia de pessoas e acha que pode ofender, criticar, esculhambar, bagunçar e ainda, quando são repreendidos, como devem ser, gritam dizendo que é assédio moral. Que vergonha!

Anônimo disse...

Que horror! Já estão em campanha eleitoral para direção da escola? Que preocupação com os alunos que nada...me lembro bem.
O que menos preocupa estas dondocas são os alunos....meu deus! porque a APEMEM se meteu nisso? Dá pra ver que o lance é político!!!

Anônimo disse...

Estou cada vez mais triste com o município. É necessário que o sindicado faça alguma em relação a prestação de contas. Sei de várias escolas que estão com GRAVES problemas em relação a isso. E o que a secretaria faz?? NADA!! É muito complicado ser professora municipal, to querendo sair daqui a muito tempo.