terça-feira, 24 de setembro de 2013

Secretário Beto assume atitude ilegal

·         https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-ash4/s32x32/371980_100002243627811_1681188888_q.jpg
Ser presidente do Sindicato não dá nenhum direito ou carta branca para desobedecer ou descumprir orientações da Direção da escola ou de criar constrangimentos ou mesmo de deixar de atender a uma convocação da Smed. Ao contrário, os líderes sindicais tem que ser os melhores, aqueles mais comprometidos com a ação pedagógica e com o bom clima insitucional das escolas. Não teve nenhum procedimento arbitrário por parte do Secretário nem da Smed. A Diretora colocou a professora Andreza a disposição por ter passado por cima da direção da escola em várias oportunidades tornando o ambiente insustentável para um ambiente educativo. A Smed e o Secretário ligaram várias vezes tentando convocar e posteriormente notificar a professora Andreza (não a presidente do Sindprof e sim a funcionária pública que trabalha 20 horas na escola e deve cumprir as outras 20 horas no Sindprof). Após várias tentativas, todas sem sucesso, pois não encontrava-se a professora, esta simplesmente se negou a comparecer à Smed, o que é uma obrigação profissinal dela. Cabe destacar que nos dois dias em que a Smed tentou notifica-la no Sindprof a professora Andreza não se encontrava no seu local de trabalho sindical. Finalmente quando recebeu a notificação da Smed, ela se negou a ir para a outra escola. Quanto à decisão liminar não é uma decisão definitiva da justiça e, por dever de oficio e para garantir o bom andamento dos trabalhos na escola a Prefeitura vai continuar com o seu dever republicano e legal de agir por todos os meios que a lei lhe garante para que as aulas aconteçam na escola com normalidade. Democracia não é cada um fazer o que bem entende. O direito das crianças a uma educação de qualidade precede e continuará a ser garantido, apesar de que para alguns isso possa parecer assédio moral. Este e um tema complexo no qual a Prefeitura e a Smed tem a maior tranquilidade para fazer os debates necessários. Mas, qualquer coisa não é assédio moral. Quem descumpre com regras e regimentos deve ser chamada a sua atenção para corrigir as suas atitudes e não ficar reclamando de assédio, ou por acaso os professores cometem assédio moral quando fazem, por dever de oficio, o mesmo com seus estudantes? Que tipo de exemplo uma professora adulta deixa aos seus alunos quando não é capaz de seguir as minimas regras de convivência. Professor ensina, primeiro pelo exemplo, ensina direitos, mas também deveres. Ou será que as pessoas somente têm direitos? A democracia tem normas e as pessoas não devem e não podem fazer o que lhes de "na telha". A educação pública, as escolas da rede Municipal de Ensino e a Smed são lugares de respeito e eles serão respeitados.
há 8 horas · Editado · Curtir · 2

Comentário postado às 0:00 do dia 24/09/2013 no Facebock do Sindprof. 

Como podem ver, o secretário Beto reafirma as suas atitudes autoritárias, reconhecendo que convocou a professora Andreza ao arrepio da lei.
O pedido de transferência da professora é um processo. O Sindprof tem, desde a sua fundação, assumido um papel de defesa irrestrita dos direitos dos trabalhadores e assume a mobilização como o instrumento de força para obter conquistas e garantir direitos. Há, sem dúvida, um acirramento da luta de classes com a tentativa do capital de impor regras que ampliam a exploração. O Plano de Carreira imposto pelo governo petista é demonstração inequívoca desta ofensiva do capital sobre os trabalhadores.
Pois bem, o governo precisava dar uma demonstração de força (baseada unicamente em sua autoridade institucional) e encontrou um motivo: a professora Andreza tensionava a direção da sua escola para a prestação de contas. Indignada com a insistência da professora, a direção solicitou ao secretário a transferência. A “indisposição” no ambiente de trabalho é unicamente da direção, que está incomodada com a postura crítica e independente da presidente do Sindprof.
Há outras idiossincrasias no texto, mas julguem por vocês mesmos.

Sindprof

8 comentários:

Anônimo disse...

Valeu essa função toda, só por ter obrigado o secretário a discutir, a por a dialética em prática. Sinto muito secretário, mas as sindicalistas têm razão, o fazer político está nos embates discursivos, nas negociações e na resistência. Não podemos nos conformar. Concordo que o sindicalista não pode fazer o que quer, mas a política de seu partido dos trabalhadores há muito deixou de ser para os mesmos.

Anônimo disse...

Demonstra o despreparo para o cargo!!

Anônimo disse...

Com tantas demandas na secretaria de educação: falta de professores, não cumprimento das leis, falta de alvarás nas escolas... a administração continua financiando um secretário que denigre a imagem da prefeitura municipal de Novo Hamburgo: Fora Beto!

Anônimo disse...

DEMOCRACIA É TOMAR ATITUDES ARBITRARIA,SEM OUVIR AS PARTES INTERESSADAS OU APENAS OUVIR A QUE INTERESSA...SINCERAMENTE QUEM É VC PARA FALAR EM ATITUDE REPUBLICANA...QUANDO TOMA ATITUDES TAO COVARDE..TENHO VERGONHA DE SER REPRESENTADO POR VC SECRETARIO.

Anônimo disse...

PORQUE POSTAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS? OBVIAMENTE, TEMOS MEDO DE REPRESÁLIAS. CREIO QUE OS ÚNICOS MODOS DE HAVER UMA REGULAÇÃO NAS ATITUDES DA SMED SÃO:
1 - O INÍCIO DE PROCESSOS JURÍDICOS PARA DEFENDER OS PROFESSORES DO ASSÉDIO MORAL EM PARCERIA COM A PROMOTORIA DE NOVO HAMBURGO;
2 - A NOTIFICAÇÃO DE TODOS OS VEREADORES, DEPUTADOS ESTADUAIS E SENADORES DO PARTIDOS DOS TRABALHADORES PARA O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS PROFESSORES DE NOVO HAMBURGO: ASSÉDIO E PALNO DE CARREIRA IRREGULAR. O PRÓPRIO PT TEM QUE REGULAR SEUS MEMBROS. E LEMBREM: 2014 JÁ ESTÁ CHEGANDO. BOA HORA PARA OS POLÍTICOS NOS OUVIREM!!!

Anônimo disse...

Por favor, sr. prefeito, faça o levantamento da secretaria com maior número de exonerações neste município nos últimos 5 anos e reveja quem está na chefia deste, afinal, quando um grande número de alunos vai mal a culpa é do professor e este que tem que rever sua conduta #ficaadica

Anônimo disse...

Companheiro Beto, asssim como Fernando Henrique, devemos rasgar a historia do partido dos trabalhadores, tuas atitudes autocráticas, nada republicanas, mas sim levianas deviam envergonhar seus pares...precisa rever o teu conceito de Democracia, pois a ela implica divergências de ideias, criticar e muito debate, liberdade de expressão e sobretudo de isenção dos que julgam e tomam as decisões...Vc por acaso é o juiz!!!???

Anônimo disse...

Não é de hoje que o secretário assume posturas autoritárias e antidemocráticas contra a categoria, sobretudo, professoras. É mal educado, arrogante e segue a exatamente a mesma cartilha de governos anteriores ao do PT: Ataque aos trabalhadores e defesa do capital. Todos devem conhecer algum episódio, ou até passou diretamente por isto, em que o secretário foi extremamente "deselegante", impondo aos berros a sua vontade. No viés político, foi na sua gestão que acabaram com o plano de carreira, que não se aplica o 1/3 de hora atividade, que não se dá um reajuste decente à categoria. E agora este ataque direto a um dirigente sindical e por motivos muito estranhos... Somado a tudo isto, acho que está mais do que na hora de iniciar a campanha: "FORA BETO", assim como foi feito no estado com o "Fora Marisa", no governo Yeda, cujas atitudes eram bem semelhantes.