Na semana passada, todos acompanharam o anúncio de investimentos em equipamentos eletrônicos para as escolas, em um montante que ultrapassa 5 milhões de reais. São smartboards, equipamentos de robótica e audiovisuais etc., que serão instalados, um por escola, em escolas municipais. Os/as professores/as não são contrários a investimentos, entretanto, é preciso que se estabeleçam prioridades, principalmente em meio à pandemia. O ano de 2020 escancarou e ampliou as desigualdades sociais, sendo facilmente perceptível por meio da pouca participação dos alunos às aulas remotas. Muitos/as de nossos/as alunos/as não conseguiram acompanhar as aulas não presenciais, pois não dispunham de meios para tal. Há famílias que dividem somente um aparelho celular, com acesso à internet por meio de um pacote de dados insuficiente para as demandas, outras sequer acesso ou dispositivo tecnológico têm para poder estudar. Enquanto isso, centenas de chromebooks (computadores portáteis) disponíveis nas escolas ficaram obsoletos e não disponíveis aos alunos em meio à crise do acesso às tecnologias para os alunos/as da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo.
Lembremos também que muitos professores colocaram à disposição da Rede Municipal seus equipamentos particulares (notebooks, celulares) além de sua internet para trabalhar. Não foram fornecidos equipamentos por parte d a mantenedora. Como ficará isso em 2021? Teremos investimento em computadores para possibilitar o trabalho dos profissionais?
Ao manter os alunos sem acesso, o ensino híbrido não é híbrido, mas sim escalonado. A prática do Ensino Híbrido pressupõe acesso à tecnologia, a vídeos instrucionais, garantia de acesso a diferentes formas de organização didática do conteúdo para que se garanta o mínimo de capacidade de desenvolvimento da aprendizagem. Isso porque, quando não estiverem na escola, alunos permanecerão sem condições de acompanhar as aulas. O acesso à internet para os nossos alunos é urgente e a SMED precisa utilizar os valores economizados no ano passado (por isso adiantaram o pagamento das férias, para cumprir os 25% obrigatórios) para garantir esse acesso!
Ou novamente alunos permanecerão sem acesso à educação em 2021? Sim, sem acesso à educação, porque este alcance só será efetivo quando todas os estudantes tiverem condições de acesso à internet e dispositivos tecnológicos, do contrário, investimento em educação em meio à pandemia é uma falácia.
Ademais, há um silenciamento da SMED e da PMNH com as famílias. O quanto antes, devem utilizar sua estrutura de comunicação para alcançar essas famílias e, de forma clara, levar as informações sobre o ano letivo de 2021 e verificar as necessidades dos/as estudantes para que acompanhem o ensino não presencial com qualidade.
*Texto feito com base nos relatos
dados na última reunião do Conselho Político Sindical, demonstrando as
preocupações e dúvidas da categoria.
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