quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Feliz Dia das Professoras e dos Professores

 Para celebrar o Dia das Professoras e dos Professores, retomamos a mensagem final de António Nóvoa, um dos grandes pensadores contemporâneos da educação, quando palestrou em Novo Hamburgo, a convite do SindprofNH, em 2017. Não tínhamos ideia de que, menos de três anos depois, estaríamos acometidos pela pandemia do Covid-19, mas as palavras proferidas naquela instável noite de 31 de maio servem de guia para a reflexão sobre o nosso dia neste 2020.

A pandemia do Covid-19 fez suspender as aulas nas escolas e levou as(os) professoras(es) a se voltarem ao máximo para a superação das dificuldades impostas. Falta de recursos, arrocho salarial, cortes em rendimentos (como o auxílio-alimentação) contrastam com as necessidades de melhorias de equipamentos e de internet para realizar o trabalho de forma remota. Para os(as) estudantes, a pandemia foi brutal em agudizar as desigualdades sociais, pois ainda se veem levas de alunos(as) sem tecnologias para acompanhar devidamente as aulas à distância.
Nóvoa nos orienta no seu último pedido, naquela conversa, a enfrentar com coragem os tempos de dúvidas e incertezas. Se em 2017 já poderíamos empunhar esta bandeira com firmeza, em 2020 ela ganha mais sentido. A pandemia e o cenário por ela aberto nos enchem de incertezas: como atuar nos tempos atuais, como será no pós-pandemia etc. Se temos mil dúvidas e incertezas, duas certezas devem ser reafirmadas: a importância espaço físico chamado escola (logicamente que o retorno só se dará com segurança para tal) e do papel das(os) professoras(es) na educação e no processo de produção do conhecimento. Discursos tentam vender uma ideia diferente, pautada nos interesses das grandes corporações educacionais, que desejam uma degradação e uma desintegração da escola, interesses que Nóvoa adverte ainda em 2017. A pandemia para estas corporações é tida como uma oportunidade de expansão e de ganhos financeiros.
Aproveitemos nós também esta oportunidade, não para lucrar, mas para reafirmar a Escola e a Educação Públicas e sermos os(as) agentes das mudanças, para sermos capazes de abrir cada vez mais novos livros para os(as) estudantes, abrindo, para eles, novos mundos.
Que reafirmemos a profissão docente e a devida valorização que necessitamos. Que possamos juntos, a cada punhado de areia, mudar o deserto do Saara. Feliz Dia das Professoras e Professores para todas e todos nós!
Com a palavra, António Nóvoa:



Nenhum comentário: