segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Dia d@s professor@s! Comemorar é preciso!


Neste Dia d@s Professor@s precisamos sim comemorar, mesmo que façam força para que não achemos motivos. “Comemorar” tem origem no verbete latino “Commemorare”, que significa “trazer à memória”. Assim como “Com Memorare” pode ser entendido como “relembrar juntos”.

Nos dias atuais, precisamos juntos trazer à lembrança do que significa ser professor@. Na mesma medida em que a educação passa a ser entendida como ferramenta fundamental para a construção da sociedade, aumenta a responsabilidade sobre @s professor@s. Não que isso nos aflija, afinal, temos consciência desta importância há tempos.

A questão é que temos que pensar juntos a nossa atuação neste cenário. Cada vez mais, elementos estranhos à educação querem ditar as regras. Para isso, desvalorizam a profissão docente, rebaixam salários e carreiras, questionam trabalhos feitos, sobrecarregam nossos ombros.

Comemorar, neste caso, é trazer à memória, é relembrar junt@s. Relembrar nosso papel enquanto educador@s de trazer a luz do saber para noss@s alun@s. Relembrar para lutar. E lutar pela educação é educar também. Afinal, como já disse Paulo Freire: “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”.

Mas este dia 15 de outubro precisa ser de comemoração no sentido que mais corriqueiro da palavra. Não podemos dar a quem quer nos derrubar o gosto de nos ver derrotad@s. Temos orgulho de nosso trabalho e isso nos dá disposição para resistir e lutar por mudanças. Portanto, vamos “comemorar” em todos os sentidos da palavra.

Feliz dia d@s professor@s.

Fonte: https://pixabay.com/pt/alunos-sala-de-aula-aprenda-escola-377789/



Nenhum comentário: