quinta-feira, 28 de junho de 2018

SindprofNH participa de Seminário "Assédio Moral no Serviço Público".


Na tarde de hoje, 28 de junho, a direção do SindprofNH esteve presente no Seminário “Assédio Moral no Serviço Público”, realizado pelo Grupo de Trabalho para Formalização e Implantação de Políticas de Combate ao Assédio Moral de São Leopoldo. O seminário teve a participação das Juízas do Trabalho Dras. Valdete Souto Severo e Carolina Hostyn Gralha, com a mediação da procurado do município de São Leopoldo Dra. Angelita da Rosa.
O debate se deu em torno do alarmante adoecimento do servidor público em decorrência dos casos de assédio moral no trabalho. O modelo atual de produção tem gerado uma desvalorização social do trabalho e os direitos trabalhistas sofrem cada vez mais ataques, a terceirização toma conta do serviço público, que além de ofertar menor qualidade nos serviços prestados a população, diminuem o comprometimento do empregador com o empregado. Há um movimento forte de demonização do servidor público como se direito fosse privilégio, sendo que a estabilidade é uma condição que todos deveriam possuir.
Se entende por assédio moral a forma de violência psicológica capaz de atingir gravemente a subjetividade e a saúde mental dos trabalhadores. É uma prática que implica sempre na exposição dos trabalhadores a situações vexatórias e constrangedoras, gerando insatisfação, desânimo, indignação e afetando a autoestima e a saúde mental.
O combate ao assédio moral no serviço público deve começar pela conscientização do próprio trabalhador da importância do seu trabalho para a população. O segundo passo é implantar políticas públicas de prevenção e punição dos assediadores, que na maioria das vezes ocupam cargos de gestão. Em nossa pauta de reivindicações há anos está a implantação de uma lei municipal como, por exemplo, a vigente no município de Caxias do Sul. Assédio Moral deve ser combatido. Denuncie!




Nenhum comentário: