terça-feira, 26 de junho de 2018

Ipasem está entre os últimos na lista dos insitutos previdenciários municipais do país


No Jornal NH de hoje, dia 26 de junho, na página 5, o jornalista João Carlos Ávila, no texto “Ipasem não vai bem no ranking”, dá uma informação preocupante em relação ao Ipasem, que já foi modelo para outros regimes próprios de previdência. Infelizmente não nos surpreendente, já que há anos apontamos e denunciamos irregularidades no nosso Instituto de Previdência e Assistência. Segue o texto mencionado na íntegra:

“A Secretaria de Previdência Social do Ministério da Fazenda apresentou, em Florianópolis, estudo com todos os regimes próprios de previdência pública do Brasil. No Indicador de Situação Previdenciária, o Ipasem, de Novo Hamburgo, ocupa a 301ª posição entre os 328 institutos previdenciários municipais no Estado. Na região Sul, é o 514º entre 571. O resultado leva em consideração diversas avaliações, como transparência, qualificação dos gestores, regularidade dos repasses do Executivo, endividamento etc. Todo o estudo está no site da secretaria.”

Transparência e endividamento

Os atrasos em repasses tem sido recorrente nos últimos governos municipais. Voltou a se repetir no final do ano passado, quando a atual gestão municipal parcelou e reparcelou mais de 43 milhões de reais, somando-se ao já elevado montante de mais de 400 milhões devidos.  Os problemas em Assistência também têm se agravado, com diminuição de médicos e serviços credenciados e aumento na coparticipação de vários procedimentos. Portanto, não é à toa que o Instituto está entre os últimos do ranking entre os Institutos de Previdência Municipais.

Para ter noção real do que ocorre no Instituto, o SindprofNH está há anos reclamando a divisão paritária no seu Conselho Deliberativo. Atualmente, apenas uma das entidades classistas tem detém o poder de escolher todos os representantes deste segmento no Conselho, não restando aos professores associados do SindprofNH o mesmo direito. Por isso, o SindprofNH tomou a iniciativa e, em Assembleia, elegeu os cinco representantes, da mesma forma como é feita na outra entidade. Cabe agora ao governo municipal se pronunciar sobre o assunto. Os professores escolhidos em Assembleia para representar o SindprofNH no Conselho Deliberativo do Ipasem e que aguardam uma definição do executivo municipal são:

-André Antônio Bueno

-Ângela Heckler

-Elton Otto Morbach

-Maria Regina da Rosa

-Sandra Finken


O Ipasem é nosso e é de todos!

Nenhum comentário: