quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Assembleia decide por Greve contra a Reforma da Previdência

A adesão à Greve Nacional da Educação, dia 15 de março, está entre os temas tratados na assembleia.

A PEC 287 está tramitando no Congresso Nacional. Ela trata da Reforma da Previdência e, se aprovada, fará muitos de nós trabalhar até a morte. Ela acaba com a aposentadoria por tempo de serviço, mantendo apenas o critério de idade, com uma série de limitações. A proposta iguala a idade entre homens e mulheres, ampliando para 65 anos a idade mínima, com no mínimo 25 anos de contribuição, termina com a aposentadoria especial para professores e estabelece um cálculo que fará os trabalhadores contribuírem por 49 anos para receber 100% do que é direito. A regra de transição, de acordo com o que está presente na proposta, é para aqueles que tiverem mais de 50 anos (homens) e mais de 45 (mulheres) e será adicionado um “pedágio” equivalente a 50% do tempo que faltaria para ter direito à aposentadoria. Por exemplo, se faltam dois anos, cumpre um ano a mais, ou seja, três anos no total. Quem se enquadrar na regra de transição, terá garantido critérios do modelo anterior, porém o cálculo dos proventos será de acordo com a nova regra. O que significa que para receber o salário integral, deverá contribuir por 49 anos.





Entre a justificativa dada está o déficit da previdência, nunca comprovado pelo governo federal. Pelo contrário, quem realmente estuda a respeito da previdência social afirma que ela é superavitária e que os governos se apropriam de parte das receitas, desviando para outros fins, como o pagamento da Dívida Pública. A Reforma da Previdência também incentiva o aumento da Previdência Privada.

Por isso é necessária a organização da luta para barrar esta Reforma.

Ontem, na Assembleia, decidimos parar nossas atividades no dia 15 de março, aderindo à Greve Nacional da Educação, chamada pela CNTE. É uma luta de todo o país contra a Reforma da Previdência. Se você não quiser trabalhar até morrer, precisa lutar! 
        

Em breve divulgaremos o cronograma para este dia.

Assembleia também discutiu Campanha Salarial

Outro tema tratado foi a organização da categoria para as negociações do dissídio. A pauta deste ano já foi protocolada e aguardamos um calendário para o início da discussão. A direção do Sindicato informou na assembleia as movimentações feitas durante as férias, envolvendo, principalmente os temas da Reclassificação e Plano de Carreira. Tivemos uma reunião com a prefeita Fátima Daudt e com a Secretária Maristela Guasselli, em que levamos estas questões urgentes. Ainda não houve um retorno. Um novo encontro acontecerá nesta semana (a reunião que seria hoje foi transferida para amanhã, quinta-feira, às 15h). Precisamos estar atentos. Nossa Data-Base é em abril e precisamos iniciar as negociações já!








Ainda sobre a Reforma da Previdência:


O Sindicato participou do lançamento do Comitê Municipal de Defesa da Previdência Pública, também na noite de ontem, na Câmara de Vereadores. Vários sindicatos e movimentos participam deste comitê, que organizará atos para a resistência contra este ataque à aposentadoria dos trabalhadores.


Nenhum comentário: