quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Desafios para o próximo período: um plano de carreira que valorize os professores.

Plano de Carreira: Em 2009, o Plano de Carreira então vigente é extinto. Em 2011, um novo Plano de Carreira é aprovado, porém muito abaixo das necessidades da categoria. Ele cria empecilhos para a progressão. Exemplo: um professor que recebe apenas uma falta não justificada num período de cinco anos, perde o direito a esta.

Cada avanço de nível ocorre em um intervalo de cinco anos. Exemplo: Quem ingressa na rede com doutorado consegue após cinco anos ter o avanço da especialização, mais cinco até ter do mestrado e outros cinco para o doutorado (total 15 anos). Em outras redes, quando apresenta o diploma, já recebe a progressão relativa à formação, imediatamente. ("16 de agosto: Relato da reunião com o executivo." http://bit.ly/2dpBEe8)

Reclassificação: O artigo 50 do Plano de Carreira vigente afirma que quem ingressou na rede com base na lei 2050/2009, com formação de nível médio, na modalidade magistério ou normal, deveriam ter os respectivos vencimentos padrões automaticamente reclassificados para a faixa de vencimentos correspondente ao nível de formação superior, tão logo comprovada formação e desde que cumprido estágio probatório. Já passaram mais de três anos que centenas de professores tem direito a esta reclassificação, que segue sem solução. ("Reclassificação: Novela sem fim." http://bit.ly/2dddVBa)


Desvalorização da Educação Infantil: Neste Plano de Carreira também percebemos uma desvalorização da Educação Infantil muito grande. Professores que entraram na rede através do Ensino Médio, na modalidade magistério ou normal, posteriormente aos que ingressaram com base na lei 2050/2009, não tem direito a reclassificação. Ou seja, A progressão de nível se dará de cinco em cinco anos, recebendo apenas 5% em cada progressão. Desta forma, o salário nunca se igualará ao dos demais professores com a mesma formação. ("É preciso falar da Educação Infantil do município de NH" http://bit.ly/2cEOSCV)

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