terça-feira, 28 de junho de 2016
Formação: Financiamento da Educação Básica, com Juca Gil
15 dias para analisar as mudanças previdenciárias no IPASEM
O Projeto de Lei 113/15, que trata da não-incorporação de vantagens temporais para aposentadoria, seria votado esta semana. Entramos em contato com vereadores e solicitamos que fosse pedido vistas para que possamos analisar melhor o projeto, já que ele teve alterações no dia de ontem, dia em que seria votado. Portanto sem tempo para analisar as alterações. O projeto original já teve duas mensagens retificativas neste mês de junho. A justificativa para as mudanças seria que o Ministério da Previdência notificou a prefeitura quanto à incorporação de vantagens temporais ( FG, ADP, Risco de vida...). Com as constantes mudanças no projeto e as incertezas trazidas por ele, os vereadores, com decisão sensata, aprovaram o pedido de vistas. Nós já encaminhamos o projeto com as mensagens retificativas, inclusivo a de ontem, para o escritório que Young, Dias, Lauxen & Lima Advogados Associados, que assessora nosso sindicato. Em breve publicaremos o parecer de jurídico sobre o projeto, com as atuais mudanças.
Divulgação: Curso gratuito oferecido pelo DETRAN/RS
A Escola Pública de Trânsito do DETRAN/RS oferece o Curso de Educação para Pedestre, na modalidade a distância, com o objetivo de capacitar o corpo docente de escolas do Rio Grande do Sul para atuarem como multiplicadores. A expectativa é de que os professores possam vislumbrar possibilidades de como desenvolver o tema em sua prática pedagógica.
O curso é totalmente EAD e gratuito. O ambiente virtual utilizado para mediar o processo de ensino e aprendizagem é o MOODLE.
Serão oferecidas edições mensais com 40 vagas disponíveis em cada uma.
Coordenadoria de Tecnologia e Ensino a Distância
Fone: (51) 2108-3755
Juntos, podemos salvar milhões de vidas.
quinta-feira, 23 de junho de 2016
Atualizada a lista de parceiros do SindProfNH
segunda-feira, 20 de junho de 2016
Estudantes estaduais mostraram o caminho: lutar!
Reunião com o vereador Enio Brizola para tratar de projetos de interesse da categoria.
SindProfNH convida para Formação: Desafios do financiamento Educação Básica, com Juca Gil
II Encontro Nacional de Educação dá os rumos da luta pela educação pública
O SindProfNH esteve presente no II Encontro Nacional de Educação, que aconteceu na UnB, em Brasília, nos dias 16 a 18 de junho.
Mauro Puerro, da Secretaria Executiva Nacional (SEN) da CSP-Conlutas e representante do Comitê Nacional “Em defesa dos 10% do PIB para a educação pública,já!”, abordou a relação da dívida pública com o ajuste fiscal. O sindicalista citou diversos cortes de orçamento em áreas sociais, realizados no governo de Dilma Rousseff e de Michel Temer, avaliando que a motivação dos cortes é aumentar a destinação de recursos públicos para a dívida pública.
Olgaíses Maués, diretora do ANDES-SN e também representante do Comitê Nacional “Em defesa dos 10% do PIB para a educação pública,já!”, focou sua fala na situação da educação brasileira. A docente criticou Mendonça Filho, ministro da educação do governo interino, por ocupar a pasta sendo alheio à área, demonstrando o caráter de negociata dos cargos. Ela citou, também, diversas medidas neoconservadoras, que tem demonstrado retrocesso social, como o Projeto Escola Sem Partido, a negação do uso do nome social e a lei anti-greve.
![]() |
Maria Lúcia Fattorelli abordou sobre o sistema da dívida pública |
Financiamento
Em relação ao eixo de financiamento reafirmou a necessidade de investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação pública imediatamente. O ENE repudiou, ainda, a transferência de recursos públicos para a educação privadas prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), propondo a extinção dos programas baseados nessa lógica e a incorporação dos estudantes à rede pública de ensino, além da estatização das instituições privadas.
SINDPROFNH reúne com direção do IPASEM
• Sobre a questão das perícias médicas, esclarece a diretora Eneida, que foi contrato mais um perito médico, totalizando dois profissionais. Outra dúvida é sobre a orientação para quem tira licença saúde não pode ter atestado médico pelos próximos 60 dias sem passar por nova perícia mesmo sendo de 1 dia e por outra enfermidade. A informação é de que isso está na legislação municipal, sendo responsável por essa legislação do executivo.
• Atestados para cuidar de familiar, também de acordo com os diretores do Instituto, somente terão que ser recuperados se quando da aposentadoria o professor não fechar os vinte e cinco anos de docência.
• Reposição salarial/ aposentadoria: Os professores que se aposentam mantendo a paridade recebem a reposição normalmente. No entanto, quem se aposenta pela regra geral não tem essa garantia, pois a aposentadoria se dá pela média das últimas contribuições. Posteriormente suas reposições acontecerão conforme o INSS.
• Atendimento médico: quando o usuário tiver qualquer reclamação sobre a qualidade dos serviços prestados no IPASEM, seja por médicos ou outros profissionais, deve registrar sua reclamação no Protocolo Geral para facilitar a avaliação das questões.
• PL 113 – Mensagem retificadora : aretificação enviada para a Câmara de Vereadores diz respeito à manutenção do risco de vida para os guardas e verba de representação para os procuradores na aposentadoria.
• O SINDPROFNH também questionaram sobre a minuta do que seria o PL que modifica a composição do Conselho Deliberativo, em resposta dos diretores disseram que esta minuta foi que elaborado por grupo externo e sendo assim não sabem do andamento deste.
• Por fim, falou-se sobre a da necessidade de adequação da regulamentação das aposentadorias de professores que por muito tempo trabalharam 40 horas, reduzindo sua carga horária no final da carreira para 20 acabam por perder valor muito significativo em sua remuneração, sendo que as contribuições aconteceram até o final.