quarta-feira, 17 de junho de 2015

Projeto social ou conserto de goteiras?

Repasse de verba às escolas não contempla necessidades básicas

Foto: Dinheiro Esperto

Aprovadas nesta segunda-feira (15), as emendas parlamentares totalizando R$ 345 mil em repasses do Orçamento do Município para entidades hamburguenses estão sendo fortemente questionadas. As doações, divididas em R$ 25 mil para cada vereador, beneficiaram apenas doze escolas da Rede Municipal. Este dinheiro seria destinado a projetos apresentados pelas equipes diretivas, deixando de lado necessidades urgentes dos espaços escolares.

“Não tem folha de ofício”, “Não tem bola na Educação Física”, “Não tem porta nem papel higiênico no banheiro” – estas e outras queixas são recorrentes, vindas de professores, pais e estudantes hamburguenses. Isso acontece em muitas escolas, inclusive, na EMEF Sen. Salgado Filho que teve um repasse de 5 mil, de Vilmar Heming. Relembrando, a escola Salgado Filho ainda não teve a prestação de contas do ano passado aprovada, já que, após não conseguir comprovar a finalidade do uso de 16 mil reais, em março de 2014, a diretora foi exonerada de seu cargo.

Como Novo Hamburgo conta com 84 escolas na Rede Municipal, de acordo com o PME, a falta de informações para apresentação de projetos fez com que muitas ficassem de fora, dando a impressão de que só algumas foram alertadas sobre o benefício. Além do mais, este dinheiro é destinado à execução de projetos específicos, não priorizando as reais carências dos espaços escolares, como material de higiene e didático, artigos esportivos, consertos e muitos outros problemas levantados, inclusive durante a greve dos professores, onde a verdade sobre a realidade dentro dos muros das escolas foi exposta a comunidade.

Por outro lado, o SindProfNH questionou dois parlamentares, de base e de oposição, sobre o uso do dinheiro doado a cada instituição. Os vereadores não souberam dizer de que se tratava o projeto de cada escola, nem mesmo as que foram beneficiadas pelas suas cotas.   As escolas beneficiadas são as EMEI´s Pica Pau Amarelo e Peter Pan, e as EMEF´s Irmão Nilo, Darcy B. de Castilhos, Caldas Júnior, Guilherme Gaelzer, José de Anchieta, Monteiro Lobato, Padre réus, Afonso Penna, São Jacó e Sen. Salgado Filho.

Qual projeto seria melhor que devolver a dignidade ao ambiente escolar? 


Nenhum comentário: