quinta-feira, 11 de junho de 2015

Professores discutem o novo Plano Municipal de Educação


Novo documento trata de hora atividade e reestruturação do plano de carreira

O Plano Municipal de Educação (PME) esteve em discussão na noite de hoje (11),durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de novo Hamburgo. 

O documento, que vem sendo construído há cerca de sessenta dias, abrange a Educação Básica e Superior da cidade, levando em conta o diagnóstico da situação atual, de recursos e prioridades da rede de ensino. 

A proposta de vinte metas e estratégias para os próximos dez anos foi lida na íntegra no plenário para em seguida ser amplamente debatida entre a Comissão Municipal de Educação e profissionais de educação que encheram a plateia.

Entre as principais divergências, as questões relativas as horas atividade, implementação de políticas públicas contra a evasão escolar no Ensino Médio e a manutenção do programa de educação integral.

Sobre Hora Atividade representantes do SindProfNH sugeriram mudança no texto, especificando que a obrigatoriedade passa a valer a partir da aprovação da redação final. De acordo com a Conferência Nacional de Educação (Conae), a hora atividade deve chegar a 50%. O PME determina que os professores de Novo Hamburgo alcancem esse percentual em até 10 anos.

Outro ponto importante é que o documento prevê uma comissão  para reestruturar o plano de carreira de modo a reconhecer e valorizar a formação.

A redação também foi questionada, sendo fortemente comparada com o documento nacional, por forte semelhança no texto, o que deixou dúvidas sobre as condições do município. Algumas adequações serão feitas, e assim que o texto estiver pronto será digitalizado para apreciação coletiva.

Para que o Plano Municipal de Educação entre em vigor, ele precisa ser aprovado na câmara de vereadores. O prazo dos parlamentares para apreciar e votar o texto final é 24 de junho. 

Nenhum comentário: