terça-feira, 21 de abril de 2015

Nunca antes na história deste país...



 “Nunca antes na história deste país” foi uma das expressões mais usadas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Elevado ao mais alto posto do executivo, o ex-metalúrgico que aos 14 anos precisou abandonar os estudos para trabalhar, não poupou esforços em fazer com que os jovens brasileiros não passassem pelo mesmo que ele.

Sem dúvidas o líder máximo do Partido dos Trabalhadores, foi o presidente que mais investiu em educação nos últimos 20 anos. Não é de se admirar que em Novo Hamburgo, sob o comando da gestão petista, tenhamos avançado na construção de novas escolas de educação infantil (EMEIS), na construção de laboratórios de aprendizagem, no aprimoramento de professores.
 
Em um mundo perfeito os feitos da gestão do PT em Novo Hamburgo não seriam apenas uma propaganda de governo, muito bem paga.  O que as publicidades do município não mostram é uma realidade bastante sombria, falta de professores, assédio moral, atraso nos pagamentos, escolas sucateadas e o fechamento de espaços pedagógicos.

O desrespeito com a classe trabalhadora é uma das grandes surpresas ruins, diga-se de passagem, que vieram no pacote de incertezas e desconfianças do governo Lauermann. Sem receber os servidores, o prefeito manda representantes de pouco ou nenhum traquejo social para debater assuntos técnicos sem nenhuma informação/formação para isso.

Na mesa de negociações fomos submetidos ao despreparo de uma equipe de secretários interessados em preservar a boa imagem do partido em detrimento do funcionalismo público. A gestão que se pronuncia oficialmente contra as terceirizações, não fica nem ao menos ruborizada - tom que ostenta orgulhoso em sua bandeira – em criticar a extinção dos direitos trabalhistas, mas omitem que já praticam a privatização dos serviços públicos sob o nome de convênios.
Das seis escolas de educação infantil mantidas pelo município, quatro são 100% terceirizadas.  Dos professores até a direção, nenhum cargo é ocupado por funcionários concursados. Que política é essa?

O ataque ao trabalhador não para apenas no sequestro de nossos direitos, vai além. Em nossa cidade são abertos 25 processos administrativos por mês contra professores.  Nem o direito constitucional à greve vem sendo respeitado. Em algumas escolas do município, o próprio secretário pessoalmente tenta coagir e constranger os professores que participam das paralisações promovidas pelo SindProfNH.


A precarização do ensino, dos direitos trabalhistas e do respeito ao ser humano vem sendo uma prática comum a atual gestão. Parafraseando Lula, nunca antes na história deste município fomos tão desrespeitados. Nunca antes da história desse município tivemos tanta falta de professores. Nunca antes na história desse município fomos tão perseguidos pelo secretário.

Vivemos um momento totalmente diferente na história do magistério hamburguense. Hoje, 80% dos docentes fazem parte do novo plano de carreira, plano este que não valoriza a formação dos profissionais, e 50% destes estão em estágio probatório.  Isso faz com que a classe tenha medo de se manifestar, de se engajar na causa pela educação.  Isso ajuda a reforçar a impressão deformada que a gestão tenta imprimir para a sociedade dizendo que os professores são desunidos, que estão despreocupados com educação.

Isso é mais uma tentativa de desmotivar a categoria a fim de calar o funcionalismo.
Nesse momento, precisamos unir forças para enfrentar os desafios impostos pelos antigos sindicalistas que, agora no poder, esquecem-se das demandas do trabalhador, das dificuldades do dia a dia, não pensam em nada a não ser manter sua “estrela” intacta no centro de uma bandeira que já foi um arauto de esperança para aqueles que sonhavam com um Brasil melhor.












Nenhum comentário: