sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Dia de explorar conhecimentos...

O retorno do magistério municipal ao trabalho tem um caráter de expectativas, anseios e dúvidas. Depois de um final de ano marcado pela surpresa de um novo “Projeto” para a Educação hamburguense, os professores de Novo Hamburgo estiveram reunidos em seminários para inteirar-se das diretrizes da educação no município.

Divididos em quatro diferentes pontos da cidade, os educadores assistiram palestras com um script já conhecido, com destaque às metodologias adotadas em sala de aula ao longo dos anos, passando por definições de território e a perspectiva de sociabilidade. Aquém do que se esperava, o debate sobre a proposta pedagógica ficou como “tema de casa”.
O anunciado projeto “Escola Coruja” foi um dos temas dos seminários, mas sobre essa novidade – nem tão nova- falaremos em nosso informativo.
No meio às conversas, também vinha à tona as transferências de lugar de trabalho dos professores(as), negado quando estes solicitaram, ou imposto quando não solicitado aquém do desejado, as reduções de carga horária por ato administrativo e político, evidenciando as dificuldades que os professores enfrentam no exercício da docência. Desestabilizar a categoria com tais atos é um procedimento que prejudica a educação.
 Dando sequência ao diálogo sobre educação, a Presidente, Andreza Formento, esteve presente no debate sobre a Atual Conjuntura da Política no Brasil e no Mundo, realizado no fim do dia no plenarinho da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo para abordar o tema: Brasil, Pátria Educadora? A Luta por Direitos na Educação.
Compondo a mesa de debates estavam Carlos Schmidt, professor de economia da UFRGS e a arquiteta representante do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), Cláudia Fávaro.
Defendendo as demandas dos professores do município, a presidente do SindProfNH fez um relato histórico do movimento dos professores, salientou a luta para garantir que todos os professores sejam assistidos por um plano de carreira justo, que valorize os docentes, além da defesa de um terço de hora atividade. “Estamos mais próximos de alcançar os seis períodos de hora atividade, do qual temos direito. A hora atividade é essencial para melhorar a qualidade das aulas e não sobrecarregar o trabalhador em educação”,  finalizou Andreza.
A proposta do Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo é continuar propondo o debate, a formação sindical e política, a reflexão pedagógica e a valorização da profissão docente. Nesta linha, começamos 2015 com mais uma campanha salarial, chamando os colegas para a Assembleia Geral no dia 25 de fevereiro.

Nenhum comentário: