Logo após o término do ano letivo a Secretaria Municipal de
Educação brindou os professores municipais com um novo programa escolar, Escola
Coruja. O executivo apresentou, para
professores surpresos, as novas diretrizes para a educação municipal.
A apresentação foi no melhor estilo “Gestão Democrática”.
Carbajal subiu no palco e despejou todas as informações para um Centro de
Cultura lotado de professores e pais que não puderam nem tirar as dúvidas
quanto ao programa. Mais uma vez o Executivo pega todos de surpresa com novas
diretrizes para a educação. Até então os professores desconheciam o teor das
mudanças do programa.
O verbete da palavra democracia no dicionário Aurélio diz o
seguinte: “Governo em que o poder é exercido pelo povo. Política. Sistema
governamental e político em que os dirigentes são escolhidos através de
eleições populares. Regime que se baseia na ideia de liberdade e de soberania
popular; regime em que não existem desigualdades e/ou privilégios de classes.
Nação ou país cujos preceitos se baseiam no sistema democrático”.
Para os agentes administrativos de Novo Hamburgo, a
democracia está bem longe disso. A Secretária de Educação toma decisões sem
ouvir os principais envolvidos: professores, pais e alunos. Um governo que diz
basear-se na gestão democrática nas escolas, mas que faz exatamente o oposto,
elaborando planos sem consultar os envolvidos no dia a dia escolar. Um governo
que não respeita os professores e comunidade escolar não pode dizer que
administra baseado na gestão democrática, como é propagandeado pelo secretário
Carbajal.
Esse é o presente de Natal que os professores municipais vão
receber em 2014. Uma reestruturação do programa escolar, mas que, em nenhum
momento, foi discutida ou apresentada aos docentes.
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