sexta-feira, 7 de março de 2014

Do computador ao aipim?


“Do aipim ao computador!” Bonito lema do saudoso secretário Sarlet. Hoje o lema, do atual secretário que se diz seguidor e admirador do primeiro, é bem outro: “Perseguir o professor!”
Ora, esta autoridade, porque é assim que se sente, o que manda. Para ele não há regras. A regra se inventa conforme os seus interesses. Não imaginem que os interesses são educacionais ou pedagógicos.
Estamos num ano de eleição para diretoras e os maiores desmandos vêm acontecendo: turmas fechadas no final do ano e não se surpreendam se também agora vierem a fechar outras turmas, pois o importante não é atender bem o aluno, mas economizar o gasto com pagamento de professores.
Professores não pediram transferência, mas estão sendo transferidos, e pasmem, comunicados no último dia por telefone. Por outro lado, professores que pediram transferência não ganharam. Tudo isso por que o mais importante é deixar professores irritados, descontentes e mostrar que ele é quem manda. Ora, assim é impossível fazer um bom trabalho!
Voltando à eleição para diretores. Diga Sr. Secretário: de que nos adianta eleger diretores se estes não possuem nenhuma autonomia? E apenas aquele que melhor se comporta, isto é, faz tudo como o senhor quer, tem a garantia de se manter na cadeira no mandato seguinte, pois os possíveis opositores (porque quem obedece suas ordens desmedidas, logicamente tem opositores) são removidos da escola no ano eleitoral, não significando nada a antiga regra de antiguidade, nem o desejo do professor?
Agora pasmem: A última informação que se tem da SMED é que, para satisfazer o ego da autoridade, a professora que retorna de um breve atestado deve se apresentar na Secretaria de Educação, e não para a escola na qual trabalha. Acho que este é outro motivo de grande preocupação para a comunidade, pois se a professora do seu filho tiver qualquer problema de saúde, no seu retorno (que será um dia depois do previsto, pois ela terá que se apresentar na secretaria), seu filho pode ter trocado de professora.

5 comentários:

Anônimo disse...

Penso que realmente a comunidade tem muito com o que se preocupar no que diz respeito à educação na rede municipal de Novo Hamburgo.
O texto publicado pelo SINDPROF é um registro da justificada preocupação que os professores tem com relação ao rumo que o atual secretário vem dando à educação. Basta olhar para trás e ver algumas das ações autoritárias deste secretário e, até mesmo na forma desrespeitosa e truculenta como trata os professores.
Esse é mais um dos vários casos neste nosso Brasil onde, o cara errado, está ocupando o lugar errado, na hora errada e fazendo as coisas de forma errada. Infelizmente isso é parte de uma prática política muito comum nas administrações, onde o apadrinhamento, por parte dos gestores, coloca pessoas despreparadas para administrar setores importantíssimos como o da educação.
Atenção comunidade escolar, é o futuro de nossas crianças que está em jogo. Vamos ficar somente assistindo?

Anônimo disse...

Acredito que quando se exerce o direito de eleger alguém se tem a esperança de que este irá representar aqueles que o elegeram.
Pensando em educação, quando a comunidade escolar (pais, professores, funcionários e alunos) elege um diretor, acredita inocentemente que está garantindo qualidade na educação. Mas, infelizmente, a eleição muitas vezes não passa de uma fraude. Quando vemos situações como esta, é que percebemos a quantidade de manobras realizadas para que se conservem nos cargos de diretores, pessoas coniventes com os desmandos dos gestores da administração pública.

Anônimo disse...

Em época de Big Brother, secretário da educação adere à moda, colocando seus professores no paredão, escolhendo quem sai do jogo e dando imunidade a seus “anjos”.

Anônimo disse...

"Quando a educaçao não é libertadora, o sonho do oprimido é virar opressor"(Paulo Freire)
Li esta frase em uma rede social e achei que ela descreve perfeitamente setes senhores que hoje respondem pela prefeitura de Novo Hamburgo,estes devem ter sido fruto desta educação não libertadora.
Infelizmente muitos destes que hoje estão no poder tratavam um grande grupo de professoras como "companheiras",mas esqueceram disto,bastou alcançar o poder.
Este senhor que hoje está secretário de educação esquece que o cargo é provisório,mas professor ele será para o resto da vida.
A educação em Novo Hamburgo deveria estar de luto,por ser tratada com tanto descaso.
E como diziam estes senhores"Vamos a luta companheiras"

Anônimo disse...

Em uma cidade vizinha da qual muitas colegas eram funcionárias, havia um prefeito que achava que era o "rei" e seu secretariado sua "corte",este cometia barbáries,mas mesmo este não fazia oque este casteliano anda fazendo com suas colegas de trabalho,tais atrocidades acho que só na época da ditadura aconteciam.