segunda-feira, 2 de setembro de 2013

SOLIDARIEDADE PARA COM A APAEs

                     APAE´s: complicando o que já está difícil
Está em tramitação no Congresso Nacional o Plano Nacional de Educação (PNE), que define metas e estratégia para a educação até 2020. Entre as metas está a meta 4, que define o atendimento as pessoas com necessidades especiais. O texto define que este atendimento será feito pela rede regular de ensino. A determinação serve de argumento para o corte das verbas do Fundeb repassadas anualmente as APAE´s.
O secretário de educação de Novo Hamburgo, Beto Carabajal, na defesa do texto do governo, disse que a reivindicação das APAE´s de alterar o texto é baseado em informações falsas. Na verdade ele faz uma distorção da realidade, na medida em que se refere ao argumento de que as APAE´s irão desaparecer. Realmente, o texto não prevê o desparecimento das APAE´s, mas o corte das verbas destinadas a elas. “Na prática é o que vai acontecer”, diz a diretora da APAE de Novo Hamburgo, Márcia Elisa Glasel.
A APAE de Novo Hamburgo tem uma previsão orçamentária para 2013 de cerca de R$ 800 mil e recebeu do governo federal, via Fundeb, cerca de R$ 370 mil.    

Nenhum comentário: