sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO SOFRE REPÚDIO


A Câmara de Vereadores de Estância Velha aprovou nesta semana Moção de Repúdio ao secretário de Educação de Novo Hamburgo, Alberto Carabajal (PT). A iniciativa foi da vereadora Sônia Brites (PSDB) após incidentes em 14 de dezembro de 2010, durante a última sessão do ano passado, que reconduziu Tomé Foscarini (PT) à presidência.

Casado com a vereadora estanciense Rosani Morsch (PT), Carabajal esteve na sessão e se manifestou com palavras que teriam ofendido os legisladores de Estância Velha. A partir do conteúdo proferido pelo secretário, os vereadores decidiram tomar esta atitude.

Entre os argumentos na justificativa, foi proposta "Moção de Repúdio aos atos de descontrole e falta de educação do professor Carabajal..." Mais adiante, consta: "Quando esse senhor percebeu que sua companheira não tinha a mínima condição de ter êxito da disputa a qual fazia parte, então, esquecendo que é um homem público, agiu de forma vergonhosa, ofendendo os vereadores dessa Casa e desrespeitando as entidades presentes."

A tensa noite, que resultou na Moção de Repúdio aprovada pela maioria dos vereadores, ainda teve agressão física contra o filho da vereadora Sônia Brites – menor de 18 anos –, o que resultou ocorrência policial.

Em manifestação à imprensa local, o secretário Beto Carabajal divulgou o seguinte documento: "Sobre o episódio da moção de repúdio contra minha pessoa tenho a declarar:

1)Falo enquanto cidadão e não como Secretário de Educação de Novo Hamburgo, pois na data dos fatos alegados (dezembro de 2010, portanto assunto requentado), participei da sessão como cidadão e contribuinte.

2) Parece que esses nobres vereadores não tem pautas, projetos de lei ou atividades legislativas a fazer, priorizando coisas irrelevantes para comunidade.

3) Lamento que estes nobres vereadores confundam a Casa Política com Caça Política a outros vereadores que discordam dos rumos da atual legislatura, pois a moção contra a minha pessoa tem o objetivo de atingir outra vereadora.

4) Não me surpreende a moção, pois foi votada exatamente pelos mesmos vereadores que reelegeram o Presidente dos escândalos das diárias e das viagens, que envergonhou a cidade e foi uma ofensa aos cidadãos. São os mesmos beneficiados com as diárias e viagens que retribuíram as bondades feitas à custa dos recursos públicos.

5) Considero esta moção de repudio, vinda de onde vem, como um elogio a minha pessoa e reforça as minhas convicções por justiça, transparência, democracia e ética na política.

6) Ainda, como professor de filosofia e educador, tenho obrigação de mostrar o caminho da justiça e do bem comum para as novas gerações, mesmo que para isso tenha que erguer a voz e tomar atitudes fortes, quando faz necessário."

A Moção de Repúdio ainda determina encaminhamento do documento ao prefeito de Novo Hamburgo, aos vereadores hamburguenses, à Secretaria de Educação de Novo Hamburgo, às escolas municipais de Novo Hamburgo, ao Conselho Municipal de Educação, aos veículos de comunicação da região, à Executiva Estadual do PT, à Micro Regional Vale dos Sapateiros do PT e ao Diretório do PT de Novo Hamburgo.
Fonte: BLOG: Vale Tudo Por Martin Herz Behrend
http://www.jornalnh.com.br/site/blogs

17 comentários:

Anônimo disse...

O mínimo que um Secretário de Educação deve ter é EDUCAÇÃO. Lamento com tristeza os rumos da Educação em Novo Hamburgo. Senhor Prefeito, abra seus olhos antes que seja tarde!Este é o líder na Educação que o senhor tem? Luana Santos/NH

Gera disse...

Voltarei a ser repetitivo; não entendo o que mantém este senhor à frente da Secretaria de Educação de Novo Hamburgo. Não há um único recanto neste Vale dos Sinos e até da Grande Porto Alegre que não cheguem notícias vergonhosas sobre as atitudes deste secretário que envergonham nossa cidade. O nosso prefeito deve ter alguma situação "muito grave" para manter este senhor representando nossa Educação.O que será???

MG disse...

Como se não bastasse fazer "cagadas" em nossa cidade, o Carabajal não se contenta e espraia dejetos em outras cidades.Tá hora dele mudar de pasta, de repente saneamento e esgoto, seriam mais apropriados para suas atitudes.

Bea disse...

ha,ha,ha,ha...

Anônimo disse...

Quando a gente pensa que já ouviu tudo sobre esta administração, vem uma novidade, aliás, péssimas novidades. Será que chegará o dia em que abriremos o jornal e leremos uma boa notícia sobre os nossos legisladores? É melhor este povo dar jeito que a coisa está ficando vergonhosa demais, passando dos limites e da vergonha na cara e do bom senso.

Anônimo disse...

O que está esperando o nosso prefeito para demitir esse Secretário? Um secretário que maltrata as pessoas, que piorou muito nossa educação, que não tem nenhum tipo de "atitude" honrada, o que mais podemos esperar? Se o prefeito não demitir.... sinal que há algo muito podre por debaixo dos panos! Vamos ver as proximas cenas.
Ps: Alias, vcs viram a novidade? Falta de professores.... a informática será hora atividade e já há rumores de remanejo de professores nas escolas QUE VERGONHA!! FORA! FORA!!

Anônimo disse...

Em algumas escolas, creio que tornar a informática como hora atividade vai fazer com que alguns laboratórios sejam ATIVADOS e que alguns professores de laboratório trabalhem, de fato,com os alunos, deixando de exercerem meras atividades burocráticas. Uma pena que não é essa a preocupação do secretário agressor. Falta novamente uma equipe pedagõgica de qualidade dentro da Smed. Mas... querer o quê desta gente que se submete a trabalhar com ele.

Anônimo disse...

A nossa educação está uma vergonha. Alguns anos atrás NH era conhecida nacionalmente pela qualidade na educação. O prefeito, e toda sua corja estão colocando a educação dessa bela cidade num patamar de deixar qualquer cidadão com vergonha. Estamos sendo motivos de piada pelas pessoas de outras cidades.Está mais do que na hora do Carabajal, que de educador não tem nada, cair fora e procurar a sua turma. E esse senhor ainda vem falar em democracia, justiça, bem comum para as futuras gerações. Esse senhor não saber o real sentido dessas palavras. Suas atitudes estão muito longe de serem exemplos para as futuras gerações.Cai fora Senhor Carabajal, e permita que a educação de NH volte a ser comandada por alguém que realmente tenha conhecimento e dicernimento, coisas que o senhor não possui. Que possamos voltar a nos orgulhar da educação em nossa cidade.

Anônimo disse...

Um Secretário mal educado, grosseiro, que ofende professores, que não valoriza os trabalhadores da Educação deve ser banido do serviço público, que já viveu tempos de uma liderança séria, digna, de pessoas que eram exemplos de profissionais. Infelizmente esta administração jogou tudo isso no LIXO! Merecemos ser valorizados, tratados com dignidade e sermos representados em qualquer instância por pessoas que nos orgulhem, ao invés de nos envorgonhar.

Anônimo disse...

Um Secretário mal educado, grosseiro, que ofende professores, que não valoriza os trabalhadores da Educação deve ser banido do serviço público, que já viveu tempos de uma liderança séria, digna, de pessoas que eram exemplos de profissionais. Infelizmente esta administração jogou tudo isso no LIXO! Merecemos ser valorizados, tratados com dignidade e sermos representados em qualquer instância por pessoas que nos orgulhem, ao invés de nos envorgonhar.

Anônimo disse...

Como se não bastasse toda esta vergonha que já vivemos na educação desde que esta administração assumiu, estamos novamente iniciando o ano letivo em meio a mais um tumulto. Tumulto este vindo justamente daquele que deveria passar tranquilidade e segurança a comunidade escolar: o secretário de educação.
Educação e política partidária não combinam. A educação está acima dos interesses pessoais.

Anônimo disse...

Nosso secretário de educação utilizando a máquina pública, enviou no dia de hoje para as escolas minicipais de NH, via e-mail institucional, um comunicado, que segundo ele deve ser lido coletivamente a todos os segmentos da comunidade escolar. Neste comunicado ele relata o fato ocorrido em Estância Velha e dá a sua versão sobre os fatos. Lamento muito que este tipo de comportamento parta do nosso Secretário. Afinal, como ele mesmo relata em seu texto, ele estava lá como cidadão e contribuinte e não como secretário de educação.

Anônimo disse...

Não me surpreende NADA essa atitude dele. Já fui aluno (a) dele e presenciei brigas em que nosso QUERIDO Secretário de Educação discutia, brigava com a turma utilizando palavras/termos inapropriados para o ambiente e posição em que ele encontrava-se. Ah, sem contar nos erros de português, que eram ridículos!

Anônimo disse...

Anônimo disse:
O que foi essa aula inaugural que marca o inicio do ano letivo em NH? Uma vergonha, nem para cantor serve o Secretario de Educação? Poderiamos ficar nas escolas trabalhando, organizando sala, planejando, e não, fomos lá ouvir discursso do PT e... poderia pelo haver mais ensaio para a tal cantoria..

Unknown disse...

QUE VERGONHA!!!!
Um cidadão que deveria demonstrar toda a sua educação, afinal de contas essa ilustre pessoa, infelizmente, está frente a Secretaria de Educação de Novo Hamburgo. Como explicar aos nossos alunos uma atitude dessas???Onde um homem público, perde a classe e o respeito para com todos, afinal de contas, ele representa a Educação de Novo Hamburgo.VERGONHA!!!Essa é a decadência que o senhor secretário está levando a Educação de nossa cidade. É, e pensar que um dia já fomos Referência em educação de Qualidade! Hoje, mal temos professores para atuar nas escolas... E a fala do sr. scretário é: Virem-se com o que vcs tem! E aí eu pergunto, ele quer reinvindicar seus "direitos", mas sequer cumpre com seus deveres enquanto secretário, mostra-se um ditador, arrogante e dono do saber.Ouvir? Imagina, ele sequer, ouve os professores, pois, esquece que são eles que fazem a educação acontecer...Lastimo, a infeliz atitude do sr secretário, mas também não me surpreendo e sinto-me completamente ENVERGONHADA de ter uma CIDADÃO destes como Secretário de Educação de nossa cidade...E ainda por cima praticamente obriga, que no primeiro dia, os diretores LEIAM seu e-mail,tentando justificar sua falta de respeito!!!POUPE-NOS...FORA CARABAGUAL!!!!Ops CARABAJAL!!!
Anônimo sim, pois, ainda existe aqui, infelizmente, Perseguição Política!!A DITADURA está de volta em nossa cidade...

Jô disse...

Para quem conhece a postura do atual secretário de educação sabe que não deve haver exageros no pronunciamento da Câmara de Estância Velha. O que justifica a permanência deste senhor em uma das pastas mais importantes da administração. É uma vergonha atrás da outra. Será que o PT está com seu quadro de lideranças vazio e por isso deixa a secretaria da educação em mãos incompetentes?

Anônimo disse...

Ah! Que saudades do Profº Sarlet!! Ética, moral e educação..... será que esse secretário conhece o significado dessas palavras??