terça-feira, 12 de outubro de 2010

DIGNIDADE, APENAS...

Estamos prestes a chegar a mais um 15 de outubro, data em que o país inteiro se dedica a homenagear professoras e professores. Tudo muito semelhante a datas comemorativas que existem muito mais a serviço de uma “pro forma” sem uma reflexão maior, do que realmente “homenagear”.

Uma data, pode-se dizer vazia do seu sentido absoluto, quando por todos os rincões do Brasil encontramos professoras e professores ultrajados nos seus direitos mais básicos. Há muito tempo em nosso país o profissional da Educação deixou de ocupar um papel de destaque, de relevância, apesar dos discursos apaixonados de campanhas políticas.

Uma pesquisa pelos estados e municípios já nos dão uma amostra clara deste fato. E no nosso caso específico, basta verificar o decréscimo que viemos sofrendo neste último período, e o que é mais lastimável, a perda financeira é apenas umas destas. Mas o que mais nos atinge enquanto profissional, é quando não respeitam a nossa carreira. Quando ela é posta como vilã no ajuste fiscal ou quando insinuam que ela atravanca o desenvolvimento de uma cidade. Há que se cortar gastos; comecemos pela Educação e pela Saúde.

O nosso dia a dia é muito corrido, entra período, sai período, planilhas, reuniões, dados, provinhas mil..., e nós, quando paramos para pensar no que está nos acontecendo? Os prefeitos, secretários, se reúnem entre os seus, discutem, combinam, traçam estratégias. E nós, fazemos o quê, enquanto eles decidem nosso destino?

Não estou sendo pessimista, amo minha profissão, fiz uma escolha consciente. O que não posso suportar é o descaso de nossos governantes, a falta de ética e comprometimento com a Educação. E quando chega a data comemorativa, geralmente armam um circo, e que legal; quem são os protagonistas?

A homenagem que quero e creio ser justa, é o respeito ao meu trabalho, a minha carreira e a minha categoria. É poder ganhar meu salário justo com o investimento feito e com a dedicação que ele merece, é não ter “constrangimento” por ter tido um dia, um dos melhores salários da região.

Neste dia 15, nada mais quero do que DIGNIDADE.

Valderes Dávila Koenig

Nenhum comentário: