segunda-feira, 9 de agosto de 2021


 Reunião com a SMED


Nesta segunda-feira, 09 de agosto, o SINDPROFNH reuniu-se com a Secretária de Educação e o Secretário de Administração, para tratar das demandas levantadas pela rede municipal na última assembleia da categoria. Dentre elas: a negociação dos dias da Greve Sanitária, as condições do trabalho remoto e presencial, quadro de professor@s das escolas, realização de concurso público para área e o chamamento dos aprovad@s no último concurso, conectividade de professor@s e alun@s e o Epis.
Quanto ao primeiro item da pauta negociação dos dias da Greve Sanitária, os secretári@s presentes foram intransigentes e demonstraram desrespeito ao direito dos trabalhador@s. Afirmaram que o tema já havia sido negociado, o que para a direção do SINDPROFNH é um verdadeiro absurdo, pois os secretários se referem a reuniões e manifestações antes da greve ter ocorrido. O SINDPROFNH reafirmou a necessidade da administração negociar os dias da Greve Sanitária, e estará solicitando audiência nos próximos dias com a prefeita municipal.
Quanto a falta de professor@s que é recorrente em grande parte das escolas da Rede Municipal, a secretária reconheceu a falta de 36 professores o que segundo ela é insignificante, diante do número de professor@s da rede. E que já estaria sendo “solucionado” com o chamamento de contratos temporários. O SINDPROFNH relatou divergências quanto ao número, pois segundo nosso levantamento esses números são maiores. Essa situação tem ocasionado uma sobrecarga de trabalho aos professor@s e as equipes diretivas que cotidianamente precisam encontrar “soluções” para atender as demandas das escolas.
Outra demanda abordada nesta reunião foi a realização de concurso público para professor@s de áreas que atendem os anos finais do Ensino Fundamental. Os secretários presentes na reunião afirmaram que o concurso será realizado. Ao serem questionados de prazos pela direção do SINDPROFNH assumiram o compromisso que o processo iria iniciar ainda no mês de agosto.
Em relação aos EPIS tratamos da disponibilidade de máscaras para professor@s, funcionári@s e estudantes. A secretária afirma que há três máscaras (mensais) disponíveis para cada aluno matriculado na Rede Municipal de Educação e que os professor@s estão recebendo máscaras esta semana através de suas equipes diretivas. Solicitamos que em caso de dúvidas os professor@s entrem em contato com o SINDPROFNH.
Não houve espaço para que as demais pautas pudessem ser discutidas, mas há um compromisso de que a SMED se posicione sobre as demais demandas apresentadas ainda nos próximos dias.

Nenhum comentário: