terça-feira, 20 de outubro de 2020

SMED amplia dias de atendimentos nas escolas:

 Colegas professores informaram ao SindprofNH que, a partir de hoje, as escolas ficarão abertas todos os dias, das 08 horas às 17 horas, sem fechar ao meio dia. Deverão estar nas escolas as equipes diretivas, secretários(as), funcionários(as) da Comur, estagiários(as), Move e professores(as) de projetos, podendo os três últimos serem chamados ou não pelas equipes diretivas. Entre as preocupações está o fato de que, como foi informado de um dia para o outro que seriam ampliados os dias de atendimento, muitas das pessoas envolvidas têm filhos pequenos, não tendo tempo hábil para adaptar as rotinas com filhos que permanecem sem atendimento escolar. Além disso, vários(as) moram com integrantes de grupos de risco. Há a falsa impressão de que a pandemia está controlada, entretanto, somente ontem, foram cinco vidas perdidas no município, totalizando, até ontem, 184 mortes. Ademais, as escolas não dispõem dos EPIs adequados para esta ampliação no atendimento.

A entidade entende que os plantões e rodízio de pessoal coloca as pessoas em menor risco, tanto os trabalhadores das escolas, quanto a comunidade. De forma geral, recebemos retorno de que o movimento hoje não foi grande, possibilitando repensar a ampliação dos dias de atendimento. O SindprofNH vai enviar essas preocupações para a Secretária de Educação, esperando que seja revista esta mudança, juntamente com sugestões de como poderia ser feito, garantindo o máximo de segurança para todas e todos:
- Evitar ao máximo a necessidade de deslocamento de famílias às escolas: inscrição on line para os que conseguem e rematrícula automática para turmas subsequentes atendidas pela escola;
- Rodízio entre todos(as), a cargo da organização de cada escola, não necessitando que equipes diretivas, secretários(as) e funcionários(as) da Comur estejam integralmente nos locais de trabalho.
- Rever a mudança e retornar para os três dias de plantão, constando no material de divulgação para a comunidade os dias exatos da semana em que se tem atendimento e os horários.
- Extensão do período de inscrições e conscientizar as famílias de modo a evitar aglomerações.
Obs.: Recebemos outra informação, de que foi dito verbalmente que as escolas com EJA ficarão abertas até às 20 horas. Esperamos que não se formalize, pois além do risco de contaminação, somam-se os riscos à segurança pessoal dos(as) educadores e patrimonial das escolas.

Nenhum comentário: