"Se a gente não passar (a reforma da Previdência)
vamos para um estágio de estresse", disse Abraham Weintrab durante
audiência na Comissão de Educação do Senado Federal
Em meio à polêmica do corte de orçamento de todas as
universidades federais, o ministro da Educação, Abraham Weintraub,
reafirmou nesta terça-feira (7) durante audiência na Comissão de Educação do
Senado Federal que não houve corte de recursos, mas contingenciamento. Na
audiência ele condicionou a volta dos recursos à aprovação da Reforma da
Previdência.
“Se a economia recuperar com a aprovação da Previdência,
a gente descontigencia”, disse o ministro. “Se a gente não passar vamos
para um estágio de estresse”. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) rebateu e
chamou de “chantagem” estratégia do governo de só liberar recursos com
aprovação da Previdencia.
Weintraub ressaltou, no entanto, que pretende discutir o
tema de contigenciamento “de peito aberto” com o Congresso e que o MEC não
“quer impor nada a ninguém”. Para ele, o modelo educacional aplicado no país
deu errado e é necessário debater outras alternativas.
“O diálogo tem que ser feito com base em números, dados e
premissas racionais. Que a gente se livre um pouco dos preconceitos”, comentou.
Em resposta a questionamento do senador Confúcio
Moura (MDB-RO), se ele estaria em condições para conduzir o MEC, Weintraub
disse que seu currículo está “bem acima da média dos últimos 15 ministros
que passaram por lá. Eu poderia ter entrado na USP aos 14 anos.”
Weintraub também disse que a sugestão de reduzir
investimentos na área de Humanas e direcioná-los a disciplinas de Exatas ou
Biologia, como engenharia e medicina, é baseada em números e critérios
técnicos. Segundo ele, apenas 13% da produção na área de Ciências Sociais
Aplicadas, Humanas e Linguística têm impacto científico.
Metas do MEC
Entre as metas apresentadas pelo ministro, estão:
Disciplina, ordem, respeito a todos no espaço da educação
público e privados
Foco na educação básica, aprimorando o fundo de manutenção
de desenvolvimento da educação básica e da valorização dos professores da
educação (Fundeb)
Fixação de incentivos para as adoção das melhores
práticas nacionais e internacionais em gestão da educação
Respeito à liberdade e diversidade de pensamento
Investimento em capital humano para aumentar a
competitividade da economia brasileira.
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