terça-feira, 2 de outubro de 2018

Fechamento de turmas das Séries Finais e meio turno na Educação Infantil causam polêmica.


O SindprofNH participou ontem da reunião da Comissão de Educação da Câmara (Coedu) em que foi tratado sobre o fechamento das turmas das séries finais do Ensino Fundamental na EMEF Presidente João Goulart e a negativa de abrir o 9º ano na EMEF Senador Salgado Filho. Estavam presentes, além do Sindicato, membros das comunidades escolares, vereadores e representantes da SMED.



Posteriormente, na Sessão da Câmara de Vereadores, estavam presentes representantes das comunidades escolares das EMEF Presidente João Goulart e EMEF Senador Salgado Filho, e deu-se seguimento à discussão. 







EMEF Presidente João Goulart

No dia 25 de setembro, a EMEF João Goulart recebeu comunicado de que estariam sendo fechadas as séries finais do Ensino Fundamental e a comunidade escolar demonstrou descontentamento com a decisão da SMED. Ontem, ao usar a tribuna, os representantes da APEMEM afirmaram a discordância e relataram que o fato ocorreu de forma impositiva, sem diálogo com a comunidade escolar. Eles expressaram incerteza quanto à capacidade da Escola Estadual para onde serão destinados seus filhos de atender de forma efetiva essa demanda, assim como a distância maior que as crianças irão percorrer. A Secretária de Educação, Maristela Guasselli, justificou dizendo que o Estado trabalha em colaboração com o município e que essa decisão seria para aumentar as turmas de faixa etárias 4 e 5.


EMEF Senador Salgado Filho

A demanda da EMEF Senador Salgado Filho é antiga, a inclusão do 9º ano nas séries finais do Ensino Fundamental. A escola possui estrutura e o desejo dos pais para que seus filhos não percam o vínculo. Alegam também dificuldade de conseguir vagas em outras escolas. Os alunos saem da escola no 8º ano para outra  e trocam novamente quando ingressam no Ensino Médio. Neste contexto muitos abandonam os estudos antes mesmo de completarem o 9º ano.
Foto: Jaime Freitas (CMNH)




Pressão da comunidade consegue reabertura da discussão


Em ambos os casos, a pressão da comunidade reabriu a discussão. Na próxima semana, a Secretária de Educação se comprometeu a conversar com a comunidade da EMEF João Goulart e analisar a possibilidade de ampliação para a EMEF Senador Salgado Filho. As comunidades precisam se manter mobilizadas!
Foto: Jaime Freitas (CMNH)
Com aumento da demanda da Educação Infantil, faixas etárias 4 e 5, e a redução de 90 milhões na previsão orçamentário do plano plurianual, o executivo apresenta como solução a substituição das séries finais pela Educação Infantil. Essa “solução” mais precariza do que resolve o problema. Para atender a EI, as EMEFs, precisam de adequação estrutural e humana conforme Resolução 14 do Conselho Municipal de Educação. Essa adequação necessita de recursos que foram cortados, essa conta não fecha.

Meio turno para Educação Infantil:

Na Coedu e na Sessão também foi tratado sobre o oferecimento de meio turno na Educação Infantil para 2019. O Sindicato manifestou-se contrário, uma vez que pode prejudicar o trabalho realizado e afeta milhares de famílias, que não terão mais direito a turno integral na Educação Infantil. A justificativa da Secretária diz respeito a ampliação de vagas que esta medida vai propiciar, entretanto não leva em consideração estes outros fatores. É necessário que haja mobilização de toda comunidade, mas como esta informação não foi divulgada amplamente, é dever de todos informar às famílias sobre estas mudanças.

Em tempo: Na reunião da Coedu ainda surgiu uma informação. Esta alteração foi uma sugestão feita pelos vereadores Nor Boeno (PT) e Gabriel Chassot (Rede), externada pelos próprios, à Secretária de Educação. Sugestão esta que foi citada na tribuna pela Secretária. Isto não exime de forma nenhuma a SMED das ações que toma, mas nos mostra quem são alguns dos ditos representantes do povo no legislativo hamburguense, que não pensam nas famílias de trabalhadores, que agora não terão escolas em tempo integral para seus filhos.

Um comentário:

Cassiane Galas disse...

Sobre as vagas meio turno... Nem comentaram a dificuldade de adaptação das turmas, pois meu filho ganhou vaga em março porque a turma é de meio turno e muitos dos que foram chamados desistiram pois não conseguem pegar o filho no final da manhã. Assim a turma ainda está incompleta e tem até agora alunos em adaptação, sempre entrando novos porque muitos chamados desistem por não conseguirem fazer esse movimento ao meio dia! Com certeza o trabalho fica mais difícil pras professoras e a qualidade é afetada.