quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

SINAL VERMELHO PARA A FALTA DE DEMOCRACIA

Secretaria de Educação de Novo Hamburgo na contramão da História...

A secretaria de educação de Novo Hamburgo está sempre nos surpreendendo, lastimável que não seja positivamente. A elaboração do calendário escolar sempre foi pauta de discussão das escolas municipais, até então, professoras e professores coletivamente elaboravam sugestões de calendário e enviavam para a secretaria, que por sua vez, repassava para que as escolas pudessem votar naquele que mais adequado estava para ser executado. Eis que, “democraticamente”, o calendário de 2012 foi elaborado no gabinete, até mesmo a comissão “criada” para este fim, recebeu-o praticamente pronto. Tudo pela democracia.

A Secretaria de Educação demonstra mais uma vez toda sua incapacidade de diálogo, e de inabilidade para lidar com questões do coletivo. Não “ouve” a comunidade escolar sobre o calendário escolar 2012. Há anos os professores e professoras sempre tiveram oportunidade de expressar sua opinião sobre o calendário, momento este, onde os professores e professoras discutem as necessidades das escolas, suas concepções de calendário e expressam sua opinião sentido-se desta forma “atores” e não executores de um calendário elaborado nos gabinetes.

Um direito que já havíamos conquistado está sendo usurpado da categoria. A secretaria da educação hamburguense tem tornado uma prática “patrolar” o direito dos profissionais da educação, aprova projetos sem discutir com quem de fato tem propriedade sobre o assunto, elabora calendário escolar no gabinete, na contramão da história, quando uma grande maioria dos municípios divide e em muitos casos, deixa sob responsabilidade de cada escola a elaboração do mesmo.

Autoritarismo, inabilidade e falta de diplomacia três simples adjetivos que tornam a secretaria de educação de Novo Hamburgo um espaço de intransigência, de intolerância. O envio deste calendário para as escolas é a prova cabal de que a democracia não faz parte do vocabulário desta secretaria.

2 comentários:

Zergui disse...

A maior nota concedida a uma escola municipal no Ideb - Índice do Desenvolvimento da Educação Básica, 6,6 foi concedida para Novo Hamburgo. E a nota mais baixa, 3,6, também foi endereçada à "antiga" Capital Nacional do Calçado, que está com cada vez menos indústrias, transformando-se em cidade dormitório.
O que ocorre com tais índices é a política educacional implantada pela atual gestão, onde as professoras são aterrorizadas, vivem amedrontadas face ao autoritarismo do secretário da educação, que inclusive provocou uma MOÇÃO DE REPÚDIO da Câmara de Vereadores da vizinha cidade de Estância Velha, por atitudes em nada condizentes ao COMPORTAMENTO BEM EDUCADO de uma pessoa em local público.
Talvez seja a origem de outro país desse secretário, que não permite que ele interaja com civilidade e respeito aos seus comandados para uma gestão de apenas 4 anos.
Implantam a patrolagem nas escolas com grande número de eleitores, onde o ensino é mantido em nível mais baixo para melhor controlar as mentes das pessoas, com campanhas políticas demagógicas e falaciosas, enquanto que nada conseguem destoar nas comunidades onde as famílias são participativas, o que repercute na qualidade do aprendizado.
Está provado, pois, que a política do "quanto pior, melhor" vem sendo introduzida nos bairros mais populosos, quando então, ao oferecerem migalhas como o "bolsa-esmola", acabam cabresteando a massa eleitoral, que jamais terá uma oportunidade melhor em suas vidas, já que estão premeditadamente condicionadas à marginalidade social.
E o pior é que as professoras estariam sendo obrigadas a aprovar mesmo os piores alunos, para que mudem as estatísticas vergonhosas de tão pífio aproveitamento escolar.
Esse é mais um modelo do "Nós cuidamos". Essa gestão cuida para que o povo tenha um baixo nível de aprendizado, para que continuem a ser mais facilmente manipulados. TENHA PACIÊNCIA!

Kátia disse...

Com certeza estamos vivendo um grande retrocesso nas ações do governo municipal. Pior é que não temos perspectivas de mudança para as próximas eleições!!!