domingo, 18 de setembro de 2011

O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO: ENTRE O PRAZER, O SOFRIMENTO E O ADOECIMENTO

O objetivo desse estudo foi investigar a atividade ocupacional geradora de sofrimento e adoecimento a partir de quatro professores da rede pública do município de São Paulo, atuantes no nível dois da educação fundamental. O estudo da atividade profissional, especificamente a sua estrutura, as condições encontradas pelos docentes para executá-la, a relação desta com o desenvolvimento psicológico dos professores (se esta era a principal forma desses profissionais se relacionarem com a realidade – a atividade principal) e os tipos e mecanismos de alienação existentes no e para o indivíduo, nortearam essa pesquisa, orientada pelos fundamentados teórico-metodológicos do marxismo e da psicologia sócio-histórica. A investigação revelou que as condições inadequadas e alienadoras encontradas pelos professores para executar sua atividade estavam ocasionando adoecimentos relacionados, principalmente, com as emoções e sentimentos desses profissionais (stress, labirintite, depressão) gerando também outras doenças, como foi o caso de dois professores. 
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