quinta-feira, 14 de abril de 2011

OPERAÇÃO TAPA-BURACOS, MAS NA EDUCAÇÃO DE NOVO HAMBURGO NÃO!
















O ano de 2011 tem sido atípico para a comunidade escolar hamburguense. Estamos vivenciando uma das maiores faltas de professores na Rede Municipal que se tenha conhecimento.  Mesmo que muitas escolas tenham adotado a lei da “mordaça”, ou seja, as equipes diretivas responsáveis por gestar o quadro de professores das escolas, dificilmente denunciam a falta de professores; optam por deixar professores sem hora atividade, laboratórios de aprendizagens fechados, salas multifuncionais fechadas, e laboratório de informática sem professores. Criando uma falsa aparência de que não há falta de professores.

No dia 15 de março um dos assuntos tratados na reunião do Conselho Político foi à falta de professores. Os professores presentes na reunião relataram nunca ter vivenciado na rede, tal fato.

No dia 11 de abril, após a presidente do SINDPROF/NH, Luciana Martins denunciar a falta de professores no programa Redação, da rádio ABC 900, o Secretário de Educação, na mesma rádio, disse que a presidente do SINDPROF/NH estava faltando com a verdade ao denunciar a falta de professores e que nas escolas do município não faltavam professores, segundo o Secretário, a falta que existia era devido a licenças maternidades, e aposentadorias, e que nenhum aluno estaria sendo prejudicado.
  
Mas, como é de conhecimento de todos, nosso Secretário costuma mudar de “opinião” rapidamente e no dia 14 de abril, conforme reportagem do Jornal NH, confirma a falta de pelo menos um professor em 30% das escolas municipais de Novo Hamburgo, no entanto, disse que a situação não é alarmante.

Acreditamos que só pode ser total falta de conhecimento o pronunciamento do Secretário ao colocar que a situação não é alarmante. Não é possível achar que está dentro da normalidade praticamente todas as semanas ocorrerem exonerações e escolas funcionando no “jeitinho” brasileiro, ou como nos velhos ditados, sempre muito sábios: “veste-se um santo, mas destapa-se outro.”
 
Diante do quadro “dantesco” que algumas (e não são poucas) escolas estão enfrentando, professores e professoras demonstram para comunidade hamburguense seu compromisso com a Educação. Muitas vezes mudam a rotina da escola para atender aos alunos, mesmo não possuindo o quadro completo de professores.

No entanto, esta mudança significa uma sobrecarga de trabalho na qual tanto alunos, quanto professores saem prejudicados. Portanto, não vamos mais nos calar quanto à falta de professores nas escolas municipais!

Não podemos ser coniventes com esta situação, na qual a comunidade escolar como um todo é prejudicada. 


8 comentários:

Anônimo disse...

Novamente o pensamento DISTORCIDO do secretário de educação e seu despreparo.

Primeiro. Na verdade, continuando outra postagem...

Sétima: ele alega, exonerações, licenças, aposentadorias, enfim....

A questão maior e que devemos EVIDENCIAR: Qual o planejamento estratégico que toda instituição SÉRIA deve construir? Que tipo de gestor esse cara é? Onde ele anda com a cabeça? Está com dificuldades matemáticas? Não é proativo?
É FUNDAMENTAL saber calcular numa hora como essa: Saber quantos professores se aposentam (X), quantos estão de licença (Y); trabalhar com Projeções;

Isso, só para citar que as CONTINHAS de "+" e "-" são FUNDAMENTAIS.

Daniela Costa Menezes disse...

A qualidade na educação não é medida em índices. Avaliamos nossos alunos todos os dias, quando pedimos que ele leia um texto para os colegas ou quando passamos uma produção textual como tema.
E a cada dia me desespero mais com as dificuldades que meus alunos enfrentam nesta e em outras áreas do conhecimento.

Estamos formando uma geração de analfabetos funcionais... bons para serem massa de manobra, mas péssimos para exercerem o pensamento crítico que eleva o nível de qualquer democracia.

Como será o amanhã?
Responda quem puder!

Anônimo disse...

Mais uma vez o secretário tenta mascarar a real intenção de desvalorização da educação. Falta professor que queira assumir cargo sem plano de carreira essa é a verdade e estão esperando chegar nos níveis onde a classificação pede pouca formação e portanto os níveis de exigência por qualidade e salário sejam satisfatória temporariamente e aí se demitem. Que previsões podemos ter após um governo com esta linha de pensamento?

Anônimo disse...

Não precisa ser nenhum adivinho para perceber as intensões desta administração.Se fosse realizado(como fizeram com as escolas)uma avaliação do governo:prefeito,Smed e secretário, com CERTEZA seriam todos reprovados.Vivemos um grande desmantelamento da educação em Novo Hamburgo.E este secretário, ninguém merece!E quanto as previsões, bom, aliás,muito mal, ou mau, ai Meu Deus, não é que toda essa incompetência pega.O futuro pelo andar da carruagem será sinistro.Mas, vamos a LUTA.DIGNIDADE SEMPRE!

Anônimo disse...

Não precisa ser nenhum adivinho para perceber as intensões desta administração.Se fosse realizado(como fizeram com as escolas)uma avaliação do governo:prefeito,Smed e secretário, com CERTEZA seriam todos reprovados.Vivemos um grande desmantelamento da educação em Novo Hamburgo.E este secretário, ninguém merece!E quanto as previsões, bom, aliás,muito mal, ou mau, ai Meu Deus, não é que toda essa incompetência pega.O futuro pelo andar da carruagem será sinistro.Mas, vamos a LUTA.DIGNIDADE SEMPRE!

Hamburguense Puro disse...

Tudo leva a crer que professores em Novo Hamburgo serão artigos de luxo.E isso não é motivo de orgulho para ninguém.Nossa cidade está carecendo de governantes que acreditem na educação e que valorize seus professores. E para piorar nossa situação nenhum dos dois é filho desta cidade. Tá explicado tanta falta de amor pelas coisas hamburguenses.

Ex petista muito decepcionado disse...

Se vamos ser artigo de luxo não posso dizer.Mas que nossa cidade vai perder toda a credibilidade e o respeito das demais, isso vai. Somos (nossos gestores) são motivos de chacotas pelas redondezas. Só podia, apesar de serem do mesmo partido, as ações são muito diferentes. Se compararmos Spolaor e Vanazzi com o Zimmmermann, os dois primeiros são verdadeiros gentlema´ns. Com o Tarso então, fica impossível de comparar.Só nos sobrou a linha dura, para não dizer coisa pior.

Cinara disse...

Gostaria de saber para que existe data base? Temos um prefeito e um secretario que estão aonde estão por militância política( antes eles defendiam os direitos dos trabalhadores, até formação de sindicalistas faziam). Como fica este passado? Estão dando uma de FHC, "esqueçam o que escrevi".VERGONHOSA esta administração que de petista não tem nada. Nosso sindicato (e nós professores também) está light, se fosse o contrário, o Tarcísio já teria posto fogo no movimento, provavelmente chamaria CUT, MST e todos os esquerdistas de vangarda para acabar com este desrespeito com os funcionários de Novo Hamburgo.Espero que as urnas em 2012 nos tragam esperanças.