sábado, 31 de outubro de 2009

SINDPROF ENVIA CARTA AS DIREÇÕES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Colegas das Direções das Escolas Municipais

Estamos vivendo um momento crucial para educação de Novo Hamburgo e para nossa vida funcional. Esta administração busca reduzir custos retirando direitos dos servidores públicos municipais.

E é nesse momento crucial para a educação da cidade que devemos nos perguntar seriamente mais uma vez: a direção da escola deve estar vinculada e comprometida com os interesses da prefeitura e de seus representantes: secretários e outros? Ou deve estar comprometida com os interesses da comunidade escolar?

Apesar de vocês não terem sido eleitos pelo voto direto pela comunidade escolar - professores, funcionários, alunos e pais, para o exercício da gestão democrática, gostaríamos enquanto entidade que representa os professores municipais que não fiquem reféns do assédio moral da Administração. Portanto, é dever da direção preservar a autonomia escolar e não ceder às pressões da Prefeitura.

O respeito à decisão dos professores irem para as ruas reivindicar seus direitos é um exemplo do exercício da democracia e da cidadania que estaremos ensinando aos nossos alunos. Se quisermos formar cidadãos críticos e combativos para mudar as situações de injustiças e desigualdades sociais, precisamos demonstrar com ações.

É importante ressaltar que quando lutamos pela manutenção de nossas conquistas, também estamos na luta por melhores condições de trabalho, estamos em busca de condições adequadas para efetivar o nosso trabalho, tendo como principal objetivo a Educação, Pública, Gratuita e de Qualidade para todos.

Os professores realizaram a paralisação dia 03 de novembro amparados pela constituição federal artigo 9º.

Art. 9. É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

Os sindicatos informaram oficialmente ao prefeito que realizarão paralisação no dia 03 de novembro.

A direção da escola também tem a obrigação de informar aos pais que os professores não estarão na escola no dia 3 e que, portanto, os alunos não devem comparecer à escola. Chamar alunos para escola quando os professores não estão presentes coloca em jogo a segurança deles.
Então, não vamos aceitar o assédio que a Prefeitura realiza por meio da Secretaria de Educação?

Uma boa luta para todos!

Atenciosamente,
Luciana Andréia Martins
Presidenta do SINDPROF/NH


8 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Luciana pelo belo texto! Que venha a paralização e veremos quem tem mais força!!

Anônimo disse...

Terça-feira é dia de muita luta! Não podemos nos intimidar frente aos acontecimentos. Os nossos representantes(infelizmente) irão embora daqui a 4 anos, mas como eles deixarão nossa cidade? Não sei em quem votar ano que vem, mas com certeza vou fazer campanha anti PT!!

Anônimo disse...

Espero que os diretores façam frente conosco contra esses desmandos! Nosso futuro está em jogo. Nossa, terça-feira o nosso "querido" prefeito e secretário saberão do que somos capazes!!

Anônimo disse...

Não podemos deixar de nos mobilizar terça-feira! Não importa o que acontecerá, mas todos saberão o quanto estamos unidos contra os desmandos. Não podemos esquecer o que está acontecendo e dizer ADEUS daqui a três anos.Reeleição jamais em NH! Vocês demoraram para conseguir chegar ao poder e.... irão embora logo logo, pois a comunidade e os funcionários não aguenam mais tanta incompetência e ditadura!! FORA!! FORA!!

Valmir disse...

Não é preciso esperar a paralisação de 3 de novembro para sabermos quem são os perdedores. O prefeito Tarcísio, mesmo aprovando seus projetos já um perdedor. Perde a confiança de quem em outubro de 2008 depositou nas urnas a confiança em seus discursos de campanha. Perde a confiança e o respeito de seus próprios colaboradores. Basta observar de quem ele está recebendo apoio para tirar direitos de trabalhadores. Todos os movimentos que fez para receber apoio de entidades representativas de trabalhadores, entre estas a própria CUT, foram frustradas. Até as associações comunitárias ele tentou convencer, mas não levou. O Tarcísio perde a oportunidade de mostrar que é um homem de palavra. Perde a oportunidade de demonstrar respeito aos servidores. E a comunidade perde. Perde porque elegeu uma propaganda de marketing. Perde porque não está sendo respeitada. Pelo contrário, está sendo alvo de manipulação. Perde porque estão nos tirando o direito de sonhar com um mundo possível. Sim, quem poderia imaginar que seria o PT a propor o desmantelamento do serviço público.
Professoras vocês não precisam esperar até o dia 3 de novembro para saber quem é vitorioso. O movimento de vocês já é vitorioso. Demonstram que não se corromperam e que não se intimidaram. Parabéns.
Um ex petista que muito levantou a bandeira, para quem aí está. Desculpe

Roque disse...

A nossa força é a nossa dignidade.Sempre fomos respeitados e não vai ser esta administração que vai nos tirar isto. Dia 3 é dia de luta e de luto.Vou fazer greve porque acredito na Educação. Acredito que tenho de exercer meus direitos de cidadão. Com que cara vou olhar para meus alunos e dizer que devem ser críticos, ativos, que não devem se curvar aos desmandos de qualquer pessoa, muito menos frente ao autoritarismo. Como vou falar dos ideiais farroupilhas. Falar sobre os muitos heróis que morreram e lutaram por causas maiores que as pessoais. Que educador serei eu, se abandonar a luta, se deixar meus colegas no front e ficar no meu cantinho, enquanto lutam por mim? Não é esta a herança que pretendo deixar para meus filhos e nem para os meus alunos. Colegas não se curvem, não se omitam, tenham coragem e venham para a luta.
Roque

Lenira Brisch disse...

A que ponto chegamos?
Inimaginável que o Prefeito Tarcísio, eleito pelo Partido dos Trabalhadores, use as algemas escravagistas neoliberais, para nos coagir e oprimir as diretoras e diretores das escolas através de ordens servitivas, telefonemas e outros expedientes coersitivos.
Bem, se ficasse por aí a metáfora do neoliberalismo poderia dar conta... Mas usar de carro de som para nos contrapor, jornal, encontros e mais encontros com entidades, faz-nos ver e compreender que este senhor está ATORDOADO com o poder que possui e que é capaz de atropelar discursos e falas para manter o seu pensar o seu poder. Democracia, significa parar, ouvir a todos e transcender. Onde está a democracia se o prefeito nao quis nos ouvir?Ele apenas entregou o decreto aos nossos dirigentes sindicais! E é nesse sentido que digo que o senhor prefeito está atordoado com o poder. O mesmo ocorreu com o senhor secretário Beto Carabajal, que cerrou olhos e ouvidos para compor sua equipe de trabalho e conseguiu fazer da SMED um desmantelo.
Colegas professores/ras, atuais diretores, espero que o dia o3 de novembro 2009, data essa que já faz parte da história de Novo Hamburgo tenha VOCE com participante, com protagonista de um movimento em prol da cidade de Novo Hamburgo.
BASTA DE TANTO DESMANTELAMENTO!

Matheus Silva disse...

As direções das escolas devem se lembrar que todos somos colegas.O nosso compromisso é com a Educação. Enquanto estiverem omissas e tapando furos( e isso não é de agora), as coisas continuarão como estão, aliás elas têm piorado. E se pensarem um pouquinho perceberão que isto não é nenhuma inverdade.Sinto orgulho de ser professor desta rede e quero continuar sentido. Vamos à luta, honremos o nosso ofício.
Matheus