segunda-feira, 18 de novembro de 2019

DESVINCULAÇÃO DE VERBAS É ATO GRAVE!


Hoje publicamos o quarto e último texto veiculado no Jornal NH do dia 31 de outubro. Nossa intenção foi levar para o máximo de pessoas a discussão sobre a valorização dos serviços públicos e seus servidores, além de denunciar, no primeiro texto e no de hoje, os ataques que estão tramando contra a estabilidade do funcionalismo público e a vinculação de receitas:

 DESVINCULAÇÃO DE VERBAS É ATO GRAVE!

A Emenda Constitucional do Teto de Gastos, a EC 95, congelou o orçamento público por 20 anos e abriu margem para que o Governo Federal incluísse outro tema em pauta: a desvinculação do orçamento e extinção de fundos constitucionais e infraconstitucionais. Trata-se de uma grave ameaça aos recursos utilizados para as necessidades básicas, como saúde e educação.

Determinados recursos tributários são vinculados a determinados gastos (investimentos), como, por exemplo, o PIS, Cofins, CSLL que são receitas vinculadas à seguridade social. Nos municípios, 25% de toda a sua receita deve ser investida em educação, isso é a vinculação. Com a desvinculação dessas receitas, não haverá mais a garantia de investimentos em áreas estratégicas e fundamentais, as quais garantem dignidade à população e melhoram índices econômicos e sociais.

É preciso lutar pela revogação da EC 95 e ficar atento a mais esse desmonte do Estado, que pode comprometer ainda mais a vida digna de todos os cidadãos do país.


SINDPROFNH: EM DEFESA DAS(OS) PROFESSORAS(ES), DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE PARA TODOS(AS)!

Nenhum comentário: