quinta-feira, 30 de abril de 2015

Prefeitura de Novo Hamburgo tenta colocar comunidade contra os professores


Secretaria de Educação usou recursos públicos para formular material tendencioso sobre a negociação dos servidores.

O segundo dia de greve do sindicato dos professores foi marcado por aumento do movimento e também assédio moral. Cerca de 700 docentes compareceram no Centro Administrativo Leopoldo Petry nesta quinta-feira(30).

Professores em Assembleia no Centro Administrativo de Novo Hamburgo
Cerca de 58 escolas não tiveram atendimento no dia de hoje.  Em resposta à adesão de mais professores, a Secretaria de Educação (SMED) formulou um documento que tenta tirar a legitimidade da greve. “A Secretaria de Educação está cometendo assédio moral. É criminoso usar o dinheiro público para formular esse tipo de material que confunde a comunidade, e o pior, que pode jogá-la contra o servidor”, criticou Andreza Formento, Presidente do SindProfNH.



O documento se propõe a informar a comunidade sobre o a situação financeira complicada do município e convencer , pais e mães – termo usado no início do documento – de que é impossível fazer a reposição da inflação em uma única parcela como pedem os professores. “O documento é mentiroso, pois fala em aumento de salários, quando na verdade ele não aumenta o salário em termos de ganhos reais. Apenas repõe a inflação e num valor abaixo do INPC”.

Um boletim de ocorrência foi registrado. A SMED distribuiu os materiais em todas as escolas municipais. “Essa tentativa de intimidação não vai funcionar. Já recebemos denúncias de professores que foram coagidos a distribuir esse material e ter o ponto riscado nesta segunda-feira, caso participem da greve geral. Isso é autoritarismo, assédio moral um desrespeito ao trabalhador”, concluiu Andreza.

Nesta segunda-feira, 4 de maio, o restante dos servidores municipais se juntará em greve geral paralisando todas as atividades públicas do município. Os servidores estarão reunidos em ato conjunto na Prefeitura Municipal a partir das 9h da manhã. 

Nenhum comentário: