segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Dia de Luto e Luta, dia 21/11, às 17h30, na Praça do Imigrante.

Dia 21 de novembro, às 17h30, iremos realizar um ato pelo Dia de Luto e Luta, na Praça do Imigrante. Este ato ocorre todos os anos no mês de novembro, e é alusivo ao fim do Plano de Carreira. Além da valorização na carreira, também reivindicamos 1/3 de hora-atividade, as vagas aos professores no Conselho do IPASEM, além das lutas contra a Reforma da Previdência e pela revogação da Trabalhista. Leia abaixo sobre cada um destes pontos.

-Por um Plano de Carreira que valorize a formação!
Em novembro de 2009, o governo municipal realizou uns dos maiores ataques aos trabalhadores públicos municipais, com o fim do Plano de Carreira. Dois anos mais tarde, em 2011, um novo plano foi aprovado, porém muito abaixo do anterior e até hoje os serviços públicos, sobretudo a educação, sofrem com a desvalorização profissional. O atual plano é, sem dúvida, responsável pela grande rotatividade de professores nas escolas municipais. Ou seja, antes Novo Hamburgo era o destino de vários professores, agora é só um local de passagem até conseguir um lugar em que se valorize a formação.

-1/3 de hora atividade com qualidade no ensino!
Colabora com a alta rotatividade o fato de não termos 1/3 de hora-atividade e com parte desta cumprida à distância semanalmente, a exemplo de municípios próximos. Entretanto, tão importante quanto o cumprimento deste direito, é garantir que este não seja feito comprometendo a qualidade da educação. Ou seja, os professores que irão fazer a cobertura das horas de planejamento precisam ser concursados, e não formas precárias de trabalho.

-Em defesa do Ipasem. Divisão paritária no conselho deliberativo!
Todos acompanharam recentemente o caos que se instalou para quem procurou realizar exames laboratoriais pelo IPASEM: filas imensas e longa espera. A nova da licitação com o laboratório diz respeito apenas ao atendimento na unidade situada no interior do prédio do Instituto. A direção do Ipasem afirma que é necessário credenciar laboratórios para atendimento externo. Entretanto, para estes atendimentos será cobrada a diferença na coparticipação, em que não há certeza dos valores, prejudicando todos que procurarem laboratórios externos. O SindprofNH não tem vaga do Conselho Deliberativo e estes acontecimentos comprovam que precisamos da divisão paritária das vagas neste Conselho, em que os professores possam escolher seus representantes através do nosso Sindicato.

- Pela revogação da Reforma Trabalhista e contra a Reforma da Previdência!
A Reforma trabalhista entrou em vigor dia 11/11 e muitos trabalhadores já estão sentindo seus efeitos. São mais de 100 alterações na CLT que precarizam as relações de trabalho. Para exemplificar algumas mudanças: “acordos” entre trabalhadores e patrões valem mais que a legislação, se permite que grávidas ou lactantes trabalhem em locais insalubres, se estabelece a jornada de trabalho intermitente (em que a jornada de trabalho não é continuam, alternando periodicamente) e obriga a parte perdedora de uma ação trabalhista a arcar com as despesas legais, inclusive o trabalhador. É preciso lutar pela revogação desta Reforma!
A Reforma da Previdência está no Congresso e o governo deseja votá-la o mais breve possível. Para isto, está articulando junto aos deputados e senadores para conseguir os 2/3 dos votos necessários para aprová-la. Este mesmo Congresso que inocentou Temer às custas de milhões em verbas liberadas para os deputados. O governo ainda não conseguiu provar o déficit na Previdência, portanto, não devemos deixar que aprovem este ataque às aposentadorias de todos os trabalhadores, tanto do setor público, quanto do privado.

Nenhum comentário: