quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Representantes do Conselho de Alimentação Escolar vão às escolas e confirmam racionamento.


   As crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo não estão recebendo a alimentação escolar adequadamente. Este é o relato que chegou ao sindicato desde que iniciaram as aulas, no dia 17 de fevereiro. Apesar das constantes denúncias, a Secretária de Educação afirma categoricamente que todas as escolas têm merenda escolar de qualidade e que quem diz o contrário mente (conforme reportagem no Jornal NH de 25 de fevereiro).

   Porém, representantes do Conselho de Alimentação Escolar compareceram ontem (24) pela manhã em algumas escolas e constataram que faltam alimentos básicos para as refeições. Estas escolas aguardavam a entrega do rancho básico, composto de arroz, massa, polenta, feijão, entre outros itens para o almoço do dia seguinte. Houve uma diminuição significativa  nas quantidades e variedades de itens que compõem a merenda escolar, principalmente com relação a carnes e frutas. 

   A escolas visitadas, EMEIs e EMEFs, receberam carne, ovos, leite em pó, sucrilhos, biscoitos e sardinha. Em uma delas a situação é mais precária, pois em sua dispensa, praticamente vazia, haviam poucos pacotes de feijão e farinha de trigo. As visitas foram registradas, mas manteremos em sigilo o nome das escolas para evitar possíveis retaliações. 


   Estas e outras escolas só não ficaram totalmente sem o que oferecer aos alunos neste início de ano letivo porque tiveram que “se virar” com o que tinha, pediram emprestado ou compraram o que faltava (para garantir o mínimo de qualidade), com verba destinada para outros fins.


   Desde 2015, a SMED já falava em corte de gastos na comida dos alunos, mesmo com a Rede em expansão. Esta é uma opção política deste governo, que está levando em conta apenas a economia, desconsiderando o aspecto pedagógico e a qualidade da alimentação. Também por isso a proibição do consumo de alimentos por parte de professores e funcionários, pois este ato pedagógico incentiva os alunos a se alimentarem.

Nenhum comentário: