Professores de Novo Hamburgo e Boa Vista das Missões protestam pelo pagamento do piso nacional
Manifestos ocorrem durante a paralisação nacional do magistério
Professores das 76 escolas municipais de Novo Hamburgo estão mobilizados Foto: Miro de Souza / Agência RBS
A manhã desta quinta-feira é marcada por dois protestos de professores no Estado. A primeira manifestação aconteceu em Boa Vista das Missões, no norte do Estado. Em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, professores da rede municipal estão mobilizados desde as 8h, na Praça do Imigrante.
Os atos ocorrem durante a paralisação nacional do magistério, que começou nesta quarta-feira e vai até sexta. A principal bandeira é o pagamento do piso de R$ 1.451 nas escolas públicas municipais e estaduais.
Entre as reivindicações dos professores de Novo Hamburgo, estão o cumprimento da Lei n° 11.738, que instituiu o pagamento do piso nacional e a reserva de um terço da jornada de trabalho do profissional do magistério para atividades fora da escola (como o planejamento de aulas e correção de trabalhos) e a valorização da formação do professor. Segundo a presidente do sindicato, Luciana Andréia Martins, o plano de carreira atual não é adequado.
— O município leva 10 anos para reconhecer um mestrado e 20 anos para o doutorado. Isso não valoriza nem incentiva o professor — explica Luciana.
A melhoria da estrutura das escolas também está entre os pedidos dos manifestantes. De acordo com eles, alguns prédios têm goteiras e não dispõem de bibliotecas nem espaços para a prática de esportes.
As 76 escolas municipais da cidade não estão funcionando normalmente. Algumas estão com paralisação total e outras suspenderam de 75% a 80% das atividades.
Segundo Luciana, a manifestação deve durar o dia inteiro. Os professores pretendem ficar na praça até as 13h e depois seguirão em carreata até o centro administrativo de Novo Hamburgo, onde farão uma assembleia para discutir o futuro do movimento. Integrantes da Guarda Municipal acompanham o protesto.
Em Boa Vista das Missões, no norte do Estado, professores da rede estadual fizeram um manifesto de cerca de uma hora na manhã de quinta-feira às margens da rodovia Boa Vista das Missões-Seberi (BR-386).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que monitorou a ação, cerca de 40 professores agitaram bandeiras e distribuíram panfletos aos motoristas. Apesar da mobilização, o trânsito não foi interrompido no perímetro urbano do município. O manifesto foi encerrado por volta das 10h30min, informou a PRF.
FONTE: ZERO HORA
FONTE: ZERO HORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário