terça-feira, 13 de setembro de 2011

SINDPROF ENCAMINHA CARTA AOS VEREADORES

Novo Hamburgo, 13 de setembro de 2011.

Senhores Vereadores,

Dirigimos-nos aos senhores neste momento com a finalidade de externar nossas considerações a respeito do Projeto do Plano de Carreira enviado pelo executivo municipal.
O projeto apresentado pelo executivo está longe de atender as expectativas da nossa categoria. Além disto, é um projeto que traz no seu âmago a desvalorização do trabalho docente.
É do senso comum e científico que o trabalho com Educação exige formação e qualificação constantes, pressupostos básicos e fundamentais a uma Educação de Qualidade. Apesar disto, o projeto do executivo desvaloriza tanto a formação quanto a qualificação. Esta afirmação se configura nos artigos 16 e 19 que fazem referência à ascensão na carreira e a criação de cargos distintos para a Educação Infantil e sua progressão.  
Em momento algum pensamos ser a defesa dos profissionais da educação corporativismo. Defendemos sim a Educação de Qualidade e esta se faz com profissionais qualificados e valorizados.
Para se ter uma ideia do que é a transitoriedade dos profissionais da educação hamburguense, basta ver a planilha enviada pelo executivo na qual consta a quantidade de profissionais chamados e o número de efetivados. Isso evidencia que os professores estão aqui de passagem, que não encontraram motivos que os fizessem optar por nossa cidade, pela nossa educação. E a expectativa é de que este número aumente se o projeto do Plano de Carreira for aprovado assim como está.
Nossas ponderações são justamente para que isto não ocorra, pois entendemos que o patrimônio maior de Novo Hamburgo é a sua Educação, que já foi, inclusive, referência Nacional. Assim como também desejamos uma categoria consistente e permanente, que se identifique e que contribua com a formação dos pequenos cidadãos.
Luciana Andréia Martins
Presidenta-SINDPROF/NH

Nenhum comentário: