quarta-feira, 13 de julho de 2011

RIO OBRIGA ESCOLAS A DIVULGAR NOTA EM AVALIAÇÃO

As escolas municipais do Rio terão que afixar em suas portas, ou em outro local de fácil visualização, suas médias e metas a serem atingidas a partir das avaliações de qualidade feitas pelo governo federal e pela Secretaria Municipal de Educação.

A medida será tomada por meio de um decreto que o prefeito Eduardo Paes publica nesta quarta-feira no "Diário Oficial" do município. A secretaria municipal de educação distribuirá um cartaz padrão onde deverão ser afixadas as médias e metas de cada escola.

Os dois indicadores que deverão constar do cartaz são o Ideb e o IDE-Rio. O Ideb é a avaliação federal que dá médias de zero a dez para todas as escolas de acordo com suas taxas de aprovação e o desempenho de alunos em testes de português e matemática. O IDE-Rio é a versão municipal desse indicador.

A sugestão de que todas as escolas públicas do país fossem obrigadas a afixar na entrada sua nota no Ideb foi feita pelo economista Gustavo Ioschpe, em artigo publicado no mês passado na revista "Veja". Desde então, vereadores e deputados estaduais e federais propuseram leis com a medida. No caso do Rio, no entanto, a decisão foi tomada por decreto.

Defensores da proposta argumentam que os resultados do Ideb são públicos e que os pais têm direito à informação. Para eles, isso aumenta a pressão por melhoria da qualidade do ensino.

Já os críticos temem que a medida possa criar um estigma nas escolas que atendem alunos mais pobres. Como há estudos que mostram que o nível socioeconômico do aluno é o principal fator a explicar o desempenho escolar, elas poderiam ser penalizadas por atenderem crianças de renda menor.

Nenhum comentário: