terça-feira, 12 de novembro de 2019

Atentos ao Ipasem Previdência!


Atentos ao Ipasem Previdência!

No dia 29 de outubro, o SindprofNH e o Grêmio dos Funcionários Municipais reuniram-se com o Senador Paulo Paim em busca de orientação a respeito da situação do Ipasem. Na reunião, mediada pelo Vereador Ênio Brizola, buscamos informações acerca da possibilidade de revisão de cálculo da dívida da Prefeitura com o Ipasem, haja vista a reportagem veiculada no Jornal NH em 02/10/19, em que a Prefeita, Fátima Daudt e o Secretário da Fazenda, Gilberto dos Reis, apresentaram ao secretário da Previdência o “problema histórico” do Instituto. Os sindicatos, após a reunião esclarecedora com o Senador Paim, tomarão as medidas jurídicas necessárias para que essa dívida seja paga. Os servidores municipais não podem ser punidos pela histórica e atual falta de gestão. Puni-los é punir a comunidade hamburguense que usufrui dos serviços públicos também. Administrativamente, aguardamos a resposta da Prefeita Fátima e do Secretário da Fazenda para reunir com os Sindicatos e tratar da situação do Instituto.

Atualmente, já são 8 parcelamentos referentes à previdência  e 5 da assistência. O Secretário da Fazenda, em reunião com o Conselho Fiscal, Deliberativo e Direção do Ipasem, anunciou novo parcelamento da previdência, que não passará pelo legislativo, já que é de 60 meses. A assistência, tão importante para a saúde do servidor, ainda não há perspectiva de pagamento, mais de um ano de atraso.

Esperamos brevemente podermos reunir com a administração para consolidar esta pauta e buscar ações concretas da Prefeita.

Além do Ipasem, buscamos atualização sobre a PEC Paralela (133/2019), que prevê, entre outros, que municípios e estados também entrem nos critérios da reforma da previdência. O Senador Paim vislumbra um cenário em que os próprios municípios optarão por um prazo para se adequarem às regras e que buscará, através dessa PEC Paralela, reverter algumas das maldades da PEC aprovada.



Nenhum comentário: