quinta-feira, 26 de novembro de 2009

AUTONOMIA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Secretário de Educação encaminha nota de esclarecimento para as escolas, onde acusa a direção do Sindicato dos Professores de manipular informações: “Como vem sendo característico nos últimos meses, várias das noticias e mails gerados pela site do Sindicato dos Professores de Novo Hamburgo tergiversam informações, criam inverdades e agridem moralmente pessoas que pensam diferente.”

A direção do Sindprof/NH reafirma seu compromisso com todos os trabalhadores em Educação. E como seu próprio estatuto determina, é uma entidade de classe, autônoma, que tem por finalidade precípua: visar melhorias nas condições de vida e de trabalho de seus associados, defender a independência e autonomia da representação sindical e atuar na manutenção e na defesa das instituições democráticas brasileiras.

Portanto, o site e demais mecanismos de comunicação do SINDPROF/NH são, e continuarão sendo utilizados como uma forma de esclarecer e informar a comunidade escolar, na busca de uma escola pública de qualidade.
Aproveitamos para deixar um questionamento para todos que acompanham diariamente o site do SINDPROF/NH.
“Mas o que há assim de tão perigoso por as pessoas falarem, qual o perigo dos discursos se multiplicarem indefinidamente? Onde é que está o perigo?”Michel Foucault
Luciana Andréia Martins
Presidenta do SINDPROF/NH

11 comentários:

Anônimo disse...

Achei bem interessante a Secretaria fazer um e-mail chegar a praticamente todos os professores da Rede. Agora eles podem usar este canal para nos informar sobre todas as mudanças "maravilhosas" que ele estão planejando para a nossa cidade. Explicar por exemplo como será o novo Plano de Carreira e como andam a discussão sobre o mesmo, que eles comentaram que seia feita conjuntamente com o Sindicato e com o Grêmio.

Angel disse...

Nós, professores estamos acompanhando muito bem o que está acontecendo na Secretaria de Educação.Não tenho dúvida alguma em relação as posturas do secretário.NãO preciso ler o site para ter minha opinião. Acho até que o pessoal pega muito leve com este secretário.´Não adiantar escrever cartinha chorosa, a prática o condena.
Angel

Anônimo disse...

As coisas falam e se mostram por si só, não precisamos ser manipuladas(os)por ninguém, já as "menininhas do secretário é diferente pois nem elas sabem qual linha pedagógica devem seguir , apenas sabem que devem segui-lo claro que para o fundo do poço....sabemos ouvimos e pensamos pelas nossas próprias cabeças....as escolas ainda estão funcionando por nossa causa....

Anônimo disse...

"Peço encarecidamente aos dirigentes do Sindprof. de Novo Hamburgo para refletirem sobre o seu papel enquanto educadores e tratarem os seus pares, as equipes diretivas bem como os integrantes da SMED com o devido respeito que todos nos merecemos como seres humanos e como profissionais da educação. Uma guerra pessoal não vai contribuir em nada com a educação de Novo Hamburgo. Na vida como nos processos sociais temos que aprender a conviver com as diferenças e saber nos colocar perante os demais." ESTA É UMA PARTE DO E-MAIL ENVIADO ÀS ESCOLAS PELO SECRETÁRIO. Só merece respeito quem trata os demais com respeito. De que respeito o secretário fala pois este deve ter um entendimento diferente desta palavra porque para mim o que vem fazendo desde que assumiu esta pasta é exatamente o contrário do que relata no e-mail, vejamos: SMED sem uma diretora de educação, secretaria sem proposta de rede, ano com quase nulidade de formações para os professores, retirada de uma diretora que retornava de licença maternidade por interesses políticos ou guerra pessoal como coloca no e-mail, extinção do plano de carreira, farsa no encaminhamento dos representantes para o CONAE, forma ríspida e autoritária com que costuma se dirigir aos seus subalternos, discurso democrático e prática autoritária, entre outros. Para nosso Secretário ISTO É RESPEITO.

Anônimo disse...

Em seus discursos nosso Secretário sempre afimou não ter a necessidade de responder as críticas que são colocadas no site do sindicato, que estas não tinham a menor relevância. Por que mudou de opinião agora e pede que divulguem no site sua resposta a mais uma das críticas feitas a sua falta de diálogo?

Anônimo disse...

Isto que chamo de "tiro pela culatra." Não há um único profissional da Educação em Novo Hamburgo que esteja satisfeito com este secretário(ccs não contam). É escandalosamente escancarada a falta de postura, ética e respeito vinda deste senhor.Hoje conversando com colegas, percebemos que nosso ano letivo se perdeu em algum lugar. Nada consistente, nada de concreto, nada de proposta. Parece que um tsunami passou arrasando quase tudoo.Digo quase tudo, porque apesar deles, nós somos profissionais competentes, sabemos muito bem o nosso papel, não somos politiqueiros, somos educadores. Pela primeira vez em muitos anos de trabalho, sinto um cansaço, uma frustração profunda e um sentimento contínuo de ter sido apunhalado pela costas.Ainda não caiu a ficha, custo acreditar que esta seja uma administração petista.Voltando ao secretário, que ver na pratica essa "democracia", essa postura "branda", "o diálogo", o respeito aos pensamentos diferentes.Acho que vai ser difícil, estes não parecem ser adjetivos que se enquadrem no senhor secretário.

Anônimo disse...

Por que o secretário não demonstra na prática toda essa sua vontade de diálogo, de respeito as diferenças? Li a a tal carta e achei simplesmente nojeeentaaaaa. Tudo o que temos vivido e visto nestes últimos meses na gestão deste senhor é simplesmente inacreditável.Acho que o nosso sindicato tem uma postura muita leve. Se fosse um sindicato desses que o PT lidera, o furdunço já estava feito há muito tempo. E eles sabem muito bem disto, mudaram de lado, mas sabem bem como faziam movimento sindical.

Lidia Vasconcelos disse...

ALGÉM PODE ME RESPONDER:QUANDO ESTA TORTURA VAI ACABAR? QUANDO VAMOS TER A VALORIZAÇÃO DE NÓS EDUCADORES E DA EDUCAÇÃO NOVAMENTE? ISTO VAI SER ASSIM, DURANTE OS TRÊS ANOS QUE FALTAM? VAMOS TER QUE ESTAR SEMPRE ALERTAS E EM LUTA CONSTANTE? QUAL É O PROJETO DESTE SECRETÁRIO PARA A EDUCAÇÃO DE NOVO HAMBURGO. É SÓ ISSO QUE ELE SABE FAZER, DISCURSOS VAZIOS QUE NA PRÁTICA SE CONFIGURAM EM PALAVRAS E AÇÕES LÍQUIDAS, QUE SE DISSOLVEM NO AR. o TARCÍSIO DISSE NA MÍDIA QUE ESTÁ AVALIANDO SEU SECRETARIADO. SERÁ QUE JÁ SE DEU CONTA DO ESTRAGO PROMOVIDO NA EDUCAÇÃO? SERÁ QUE UM HOMEM TÃO INTELIGENTE E PRÁTICO, ESTÁ SE DEIXANDO LEVAR POR CONVERSAS UNILATERAIS? ESPERO QUE ELE ACORDE ENQUANTO É TEMPO. POIS DO JEITO QUE AS COISAS ESTÃO, NÃO HÁ A MÍNIMA CONDIÇÃO. ONDE NÃO HÁ RESPEITO E CONFIANÇA, NÃO HÁ TRABALHO DE EQUIPE E MUITO MENOS SUCESSO.

Anônimo disse...

Gostaria de relembrar que as arbitrariedades deste secretário vem ocorrendo desde janeiro ... vamos lembrar a retirada de diretores de emefs e emeis ... o que fizeram? Desafiaram o atual governo? Roubaram? Cometeram qual arbitrariedade? Ninguém sabe... Ouso pensar que estes sim eram bons gestores e que provavelmente não calariam frente a tantas arbitrariedades.... Oxalá, estejam retornando na próximas eleições!!!!!

Flaviokeller disse...

Este secretário não tem moral para falar em RESPEITO.

A sua conduta duvidosa já apareceu mesmo antes de sua posse, onde percorreu as escolas municipais no período do governo anterior para escolher diretores sem o devido encaminhamento e autorização da SMED.
Assim o SR entende como RESPEITO Secretário? Olha só, tenha o mínimo de dignidade, se é possivel, e demita-se e deixa o PT trabalhar por uma EDUCAÇÃO libertadora.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com todos que aqui escrevem, pois este é o pior ano, desde que entrei para rede municipal, e já são vinte, não entendo muito as colegas que preferem se calar e fingir que tudo está bem, fazer festa de encerramento, amigo secreto...eu não me conformo com as injustiças q o BETO fez e vem fazendo por aí, estou triste, depressiva, angustiada, mas graças a Deus e ao meu profissionalismo, não deixo isso atingir meu trabalho em sala de aula, pois meus alunos merecem respeito e o melhor de mim!!!
Mas com certeza não estou feliz, estou com medo do que está por vir!!