quarta-feira, 13 de novembro de 2019

A EDUCAÇÃO PÚBLICA E AS(OS) PROFESSORAS(ES): VALORIZE E DEFENDA!


Nesta quarta compartilhamos o segundo texto da publicação feita pelo SindprofNH no Jornal NH do dia 31 de outubro:

A EDUCAÇÃO PÚBLICA E AS(OS) PROFESSORAS(ES): VALORIZE E DEFENDA!

A educação básica é obrigatória para todas as crianças e adolescentes. E o Poder Público tem a obrigação de assegurar que se tenham escolas, professoras(es), funcionários(as) e materiais para todos(as). Por causa disso, a ampla maioria das escolas do país são públicas e gratuitas. A escola pública é a base da educação do Brasil, e é consenso que ela deve ser prioridade e seus profissionais valorizados!

A educação não se faz sem as(os) professoras(es), que enfrentam desafios diários para exercerem seu trabalho: falta de condições de trabalho, salários baixos, desvalorização profissional, descumprimento do direito à sua hora atividade (planejamento).  Não é raro que recorram aos seus próprios recursos para qualificarem suas aulas. Porém, as(os) educadoras(es) não têm o devido reconhecimento.

A categoria do magistério está entre as que mais foram atingidas pela Reforma da Previdência aprovada este ano, com um considerável aumento no tempo de contribuição e na idade mínima para aposentadoria, que trará sérios problemas futuros, em função do agravamento das condições de saúde destas(es) profissionais.

Além do mais, elas(es) também estão expostas(os) a agressões físicas, verbais e psicológicas, que tem aumentado ano após ano. São recorrentes, em todo o Brasil, os casos de violência contra as(os) profissionais do magistério. Para mudar esse cenário é preciso da ajuda de todos(as). Começando por respeitar e valorizar as(os) professoras(es) de seus(as) filhos(as), dentro e fora da sala de aula, e defendendo-as(os) caso presenciem atos de violência. E, no próximo ano, deve-se cobrar dos(as) candidatos(as) nas eleições municipais que a educação seja prioridade de fato, não apenas em discursos e promessas eleitorais.

É preciso fortalecer nas escolas, na comunidade e em todos os ambientes a política de valorização das(os) professoras(es), que se pense em uma carreira progressivamente atrativa, para que mais jovens busquem a docência, pois a educação gera conhecimento, empregos, inovação, cidadãos e cidadãs conhecedores de seus deveres e direitos e, consequentemente, um mundo com mais justiça social!

Nenhum comentário: