terça-feira, 6 de outubro de 2009

MAGISTÉRIO HAMBURGUENSE MOSTRA QUE TEM VIRTUDE E PARALISA ESCOLAS MUNICIPAIS

A pouco mais de uma semana de comemorarmos o dia do professor, os professores e professoras da rede municipal saíram as ruas para contestar contra as ações autoritárias do prefeito e do secretário de educação de Novo Hamburgo.

Os professores paralisaram suas atividades docentes nesta terça-feira e promoveram um espetáculo de cidadania. Lotaram o Centro Universitário e literalmente botaram a boca no trombone, dizendo NÃO aos projetos enviados pelo prefeito ao legislativo, assim, como denunciaram a pressão e a intimidação que estão sofrendo por parte da Secretaria de Educação. Não adiantaram as ligações e nem as coações, os professores mostraram para a administração, que compreendem muito bem o que o prefeito e o secretário estão tentando fazer com um dos patrimônios mais importantes da cidade: a Educação.

No espaço do Centro Administrativo, com centenas de manifestantes, entre professores, guardas municipais, funcionários da saúde, o CPERS, o Sindicato dos Sapateiros, dos Comerciários, dos Plásticos, representantes da CUT do Vale, Estadual e Nacional, o Sindicato dos Trabalhadores do Estado, estiveram presentes e usaram o microfone para denunciar as políticas que estão sendo implementadas pelos governos da direita e que aqui ganham um importante aliado, o prefeito Tarcísio Zimmermann. Uma política nefasta que acaba com os direitos dos trabalhadores e precariza os serviços públicos.

A paralisação do dia de hoje obteve uma repercussão que passou pelos limites de Novo Hamburgo e ganhou espaço na mídia de todo Rio Grande. Isto demonstra que este assunto não é tão simples e tão inocente quanto o prefeito e seu secretário de educação pretendem fazer parecer.

A assembleia dos professores está em aberto, a decisão é pelo “estado de greve”, pela vigília constante na Câmara de Vereadores, pelas continuidade das panfleteações e pelo Grande Ato Público a ser realizado no dia do Professor.

12 comentários:

Sandra disse...

E o melhor de tudo é que a população está nos apoiando. Os pais compreenderam bem os motivos porque os professores não estavam nas escolas ontem e se solidarizaram conosco. Não adianta o secretário e o prefeito subirem no caminhão publicamente como se fossem democráticos. Democracia não admite coação ou ameaças. Os diretores das escolas hoje foram intimados pelo secretário para irem hoje para a reunião com a lista dos professores que paralisaram. Caça às bruxas? Esse secretário que afirma no jornal que a paralisação é ILEGAL deve estar pensando que tem poderes para terminar com o direito de greve dos trabalhadores. Parafraseando Mercedes Sosa, eu só peço a Deus que a justiça não lhe seja indiferente.

Fabiana Aparecida da Silva disse...

Como sabemos, "Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido."

Essa lição parece que a atual administração ainda não aprendeu. O que fizemos ontem demonstra a força e a união dos servidores de Novo Hamburgo.

Fico muito feliz por ter um sindicato atuante, preocupado, comprometido e que busca apoio para lutar por nossos direitos.

Fabiana (Escola Deodoro)

Anônimo disse...

Sabem o que dizem alguns diretores e diretoras de escolas?
Aguardem...
Um deles diz: Porque a lista não é entregue? (Quem diss essa pérola?)

Outro diz: Quem não quiser fazer concurso em Novo Hamburgo, que faça em outro lugar. (Mas que maravilha de pensamento).

Se vocês soubessem quem os autores dessas frases...

Mas, quem sabe, "a gente" divulga?

As eleições estão aí.....

Anônimo disse...

Outra curiosidade...


Só uma diretora estava presente?

E os outros e outras?

A desculpa é de que são "gestores".

A maioria nem sabe o que significa esta palavra.

Anônimo disse...

Ah!
Hoje de manhã teve procedimento padrão, não foi?

Todos foram chamados para "transmitir" o "recado" do prefeito.

Na escola em que trabalho deu para ver a caixa de sabonete que o diretor(a) comprou.

Jaqueline disse...

Devmos pegar mais leve com as nossas diretoras. Tem algumas poucas que vão entregar a cabeça dos colegas aos carrascos. Mas a reunião de hoje foi interessante. A maioria está dizendo que não vai entregar a lista de seus "companheiros" que paralisaram. Será que não está na hora desse secretário de deseducação jogar a toalha? Com quem ele ainda pode contar? Talvez ainda uma ou duas da sua equipe de coordenação que sobreviveram e ainda dão a cara a tapa sem nem saber por que. Quem viver verá.

Anônimo disse...

Discordo de ti, colega Jaqueline! Não devemos pegar leve, não! Pelo menos por quem não merece. Devemos ter o discernimento de quem é um DIRETOR de fato e de quem é "corinho" do secretário. E chega deste jargão "companheiro"! O tempo dos "companheiros" era outro. As pessoas eram outras e se davam o devido valor. Chamar de "companheiro" um colega profesor, é ofensa, é, no mínimo, pejorativo. O que conseguiram - o senhor Tarcísio e o seu comparsa Beto castelhano - fazer com o PT??? E o que ainda farão com nossa cidade??? Boa coisa, com certeza, não vem por aí!!!

Anônimo disse...

Dizem as boas línguas que a reunião de diretores hoje foi uma tremenda baixaria! NOVIDADE??? Hehehe!!!
POIS O NOSSO PREFEITO, a respeito do fato de que alguns bons profissionais, inclusive mestres e doutores, poderiam deixar o seu concurso em NH e optar por outros empregos, a partir da extinção do plano de carreira, acarretando com isso, num declínio do nível da educação em nossa cidade, DISSE:
- SE NÃO PUDERMOS COMER FILÉ MIGNON, COMEREMOS...
Lamentável o nível da metáfora utilizada pelo nosso prefeito. A partir daí dá pra ver o que o cara pensa sobre Educação e o que vai fazer com ela em NH.

Anônimo disse...

A reunião de diretores foi uma pressão só. Além disto, ouví-los dizer que nao houve aula, que não havia qualidade. Isso é no mínimo desqualificar as direções e coordenações que juntamente com outros profissionais que atuam nas escolas ficaram com os alunos e deram aula sim. Pior ainda é ouvir o prefeito "desdizendo" o secretário de educação, coisa que ele tem feito desde o início desta gestão.Pra quem achava que a Secretária de Educação(anterior) era autoritária, deve estar pensando que tudo que é ruim pode ficar pior, e muito pior. Pelo menos ela sabia do que estava falando, conhecia a rede em que atuava, sem falar que era muito educada, o mesmo não se pode dizer do seu sucessor.
Mari

Guarda Municipal disse...

Sou Guarda Municipal e em parte concordo com a colega jaqueline talves não tenhamos que pegar leve mas sim valorizar as outras formas de mobilisação que as mesmas estão utilizando ao fechar as escolas mesmo que ficando dentro delas porque para isto existe uma mobilisaçÃO MUITO GRANDE fazendo com que todo o quadro de professores que esta sob sua responsabilidade compareça a mobilisaçãopois sabemos que nossos colegas servidores são dificeis de acreditar e se mobilisarem como exemplo os muitos professores que ficaram nas escolas.

Anônimo disse...

É bom sabermos diferenciar o trigo e o joio. Felizemnet todos já sabem foram os "gestores" como gostam de ser chamados que prontamente ofereceram-se para entregar a lista. Teve muito direor que vaiou estes "colegas" que metem pau no secretário e prefeito nas escolas e fazem questaõ de apoiá-los pensando em seus ADPs. Agora todos entendemos por que as eleições para diretoes de escola não ocorreram ainda, eles precisam de "gestores" assim ao seu lado. Apresentam-se de uma forma para os professores e funcionários nas escolas e de outra diante do secretário e prefeito.
Nada como um dia após o outro.....

Anônimo disse...

Ao contrário do que está sendo falado acima, dois "gestores" que disseram que: os professores da minha escola assumem que foram na mobilização, são responsáveis pelos seus atos e não há motivo para não entregarmos a lista. Todos os demais se manifestaram contrários....
Vamos falar o que temos certeza pessoal... Eu estive presente àquela reunião....