sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Quando a prefeita Fátima Daudt receberá os professores?

Completou-se 30 dias do novo governo municipal. Se considerarmos a data em que Fátima Daudt foi eleita, já se passaram quatro meses. De lá para cá, muito se ouviu de representantes de setores do empresariado sendo recebidos pela prefeita. O SindprofNH já solicitou diversas vezes uma reunião, até o momento sem respostas. Embora a Secretária de Educação tenha recebido os representantes do sindicato, este encontro se tratou de uma conversa inicial, sem encaminhamentos concretos.

Quais serão os encaminhamentos que necessitamos para o momento?

Prioritariamente, temos que resolver a situação da Reclassificação, ainda no início deste ano. Já existe um projeto de lei (nº 106/16) que trata da matéria, e precisa aprovado e aplicado imediatamente. Muitos colegas estão há três anos sem receber o que lhe é de direito. Portanto, não existe justificativa para que não se faça logo agora, no início do ano.

A revisão do plano de carreira como um todo também não é novidade para o novo governo. Durante a campanha eleitoral, o SindprofNH entregou para cada candidato um “dossiê” sobre a situação da educação e do funcionalismo. A Pauta foi entregue para a Comissão de Transição e, posteriormente, protocolada no primeiro dia útil do ano. A revisão do Plano de Carreira não pode esperar! Devemos iniciar as tratativas já!

Do ponto de vista salarial, nossa data-base é no mês de abril. Nos últimos anos fomos surpreendidos com a demora para o início das negociações e com o parcelamento do dissídio. Fatos este que causaram grande mal estar com a categoria. O novo governo, para não repetir estes mesmos erros, deve iniciar as negociações com maior brevidade, já que além dos prazos, também temos uma pauta com vários pontos para serem tratados.

Fica a pergunta: O governo mostrará a mesma disposição que tem demonstrado com o setor privado para com a categoria do magistério e com a educação como um todo? Afinal, a educação, sempre prioridade nos discursos dos gestores, precisa ser prioridade de fato. E para iniciar isto, a prefeita deve reservar um espaço na sua agenda para ouvir os professores municipais.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu espero que, como gestora e mulher, nossa prefeita dê a devida importância à educação! Por meio da valorização de todos os profissionais da educação, o administrador demonstra seus valores...Espero que não nos decepcionemos novamente. A educação é capaz de gerar um cidadão mais consciente de seus direitos e deveres, ela tem o poder de humanizar, de derrotar o preconceito, a violência (inclusive contra a mulher...),todas as formas de discriminação! A educação é a esperança mais próxima de um futuro em que todas as pessoas vivam com dignidade em um mundo de iguais! Prefeita, " mostra tua cara" para a educação! Mostra o poder da mulher, que sejas sensível com as questões que de fato importam!!