segunda-feira, 28 de março de 2016

Etapa municipal do II Encontro Nacional de Educação

Dia 07 de abril, às 18h30, na sede do SindProfNH, faremos a Etapa Municipal do II Encontro Nacional de Educação. Vamos discutir assuntos pertinentes à educação nacional, referenciando com a situação local. Estão convidados todos os colegas da rede municipal, estadual, estudantes e demais interessados em discutir a educação local e nacional.

O que é o ENE?

O Encontro Nacional de Educação (ENE) reúne trabalhadoras/es em educação e estudantes de todo o país. É organizado a partir de um encontro nacional, precedido de etapas preparatórias (municipais e estaduais), buscando o enraizamento e o fortalecimento das lutas em defesa da escola pública.

A proposta do ENE articula-se através do Comitê em Defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública JÁ! e é composto por entidades sindicais, estudantis e acadêmicas, movimentos sociais, comunidades escolares, universidades, institutos de educação, etc. Resgata, assim, a construção dos Congressos Nacionais de Educação (CONED).

A primeira edição do ENE ocorreu em 2014, no Rio de Janeiro, e contou com mais de 2 mil inscritos. No Rio Grande do Sul, realizaram-se atividades preparatórias em 7 municípios, e a etapa estadual conto com mais de 200 inscritos! 

Neste segundo encontro, teremos a oportunidade de trocar experiências com educadoras/es e estudantes de diversas regiões do Brasil, aproximando quem diariamente convive com os problemas da educação. Esta aproximação pretende impulsionar a reorganização de um movimento em defesa da escola pública e potencializar o protagonismo da base, organizada nos locais de trabalho ou estudo, para a construção de um projeto classista e democrático para a educação brasileira.

A participação de cada um/a é importante neste processo, portanto, convidamos a todo/as para se somarem na construção do ENE!
Participe também das etapas preparatórias!

Datas e locais:

- Etapa Municipal do II ENE - NH
Quanto? 07 de abril, às 18h30
Onde? Sede do SindProfNH

- Etapa Estadual do II ENE – RS
Quando? de 21 a 24 de abril
Onde? em Porto Alegre

- II Encontro Nacional de Educação - II ENE
Quando? de 16 a 19 de junho
Onde? em Brasília
  


Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa, compas!
E fundamental num tempo de ataque sistemático à escola pública, e de nova onde de resistência com ocupações estudantis, que possamos nos debruçar na construção de um projeto de educação pública como classe trabalhadora!

Saudações de luta!

Laura Fonseca