quinta-feira, 28 de abril de 2011

Professora critica Pacto pela Aprendizagem

 

Presidente do Sindicato fala que faltam profissionais nas escolas

A convite de Gerson Peteffi (PSDB), a presidente do Sindicato dos professores, Luciana Andreia Martins, participou da sessão desta quinta-feira, 28, para falar sobre o Pacto pela Aprendizagem. O projeto tem gerado polêmica na cidade, pois há a possibilidade de que crianças do 1º ao 3º ano não sejam reprovadas. "Primeiramente, estamos discutindo no sindicato a ausência de informações sobre a implementação dessa política", disse. "Nenhum professor questiona o direito de todos ao conhecimento. Ninguém reprova um aluno para tirar dele o direito de aprender."

Segundo Luciana, o problema de Novo Hamburgo é que faltam políticas educacionais concretas. "Para que todos tenham sucesso na sua aprendizagem, é necessário oferecer possibilidades. E isso só se dá quando os atores envolvidos são chamados para o debate." Ela lamentou que a proposta tenha sido levada primeiramente para a mídia. "Foi lançada de forma imprudente."

Falta de professores
Peteffi disse ter ficado preocupado com o pronunciamento da professora, e pediu mais detalhes sobre a situação do ensino na cidade. "É possível garantir a aprendizagem de todos sem pessoas para ensinar?", questionou Luciana. "Tenho 17 anos de profissão, e nunca vi tanta falta de professores. Há uma precariedade de atendimento." O relator da Comissão de Educação, Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), disse que o grupo de trabalho irá buscar mais informações sobre a situação das escolas.

Proposta ainda não está pronta
O líder do governo na Casa, Gilberto Koch (PT), afirmou que o projeto do Pacto pela Aprendizagem ainda não está pronto. "A proposta não é consenso na Prefeitura, ainda não está fechada." Por isso, ele sugeriu que o secretário da pasta responsável seja também chamado a falar na Câmara. Carlinhos concordou e pediu que a assessoria da Casa fizesse um requerimento para convidá-lo.

Alex Rönnau (PT) reafirmou que o projeto ainda está em fase de elaboração no Executivo. "Realmente, não é consenso. Em uma reunião com o prefeito nós já colocamos a nossa preocupação." Raul Cassel (PMDB) disse ter ficado feliz com essa informação. "Eu achava que o pacto já estava em fase de implementação. Acredito que o reprovar não é castigo, é algo que, às vezes, se faz necessário", ponderou. "Por outro lado, fico preocupado com a falta de professores."

Carmen Ries (PT), secretária da Comissão de Educação, contou que conversou sobre o pacto com o prefeito, pois também estava preocupada. "Ele me garantiu que as discussões ainda estão abertas. E apontou que a ideia é apresentar outras opções às crianças com dificuldades." A vereadora afirmou que está trabalhando para a realização de uma audiência pública sobre o tema. "Ainda não vi ninguém falar exatamente o que é esse pacto. Quero ouvir a explicação do secretário antes de me posicionar. Se ele disser que não pode reprovar, vou ser contra. Mas ainda não ouvi nada disso."

Preocupações
Jesus Maciel (PTB) perguntou por que pais enviariam seus filhos às aulas nos dias frios, já que não haveria a possibilidade de reprovação, e qual seria a motivação dos professores na hora de preparar suas aulas. Luciana frisou que a proposta não afeta a motivação dos professores. "Somos profissionais", afirmou. "Nós trabalhamos para que todos tenham sucesso. Mas não podemos mascarar uma realidade. Fico preocupada com a ideia de que a reprovação gera custos, e por isso o pacto é importante. Acredito que educação não é custo, é investimento."

Fonte: http://www.camaranh.rs.gov.br/

10 comentários:

Juliana Bohn disse...

Lu, fiquei muito feliz por mais uma vez me ver representada no sindicato. A única maneira de decidir algo tão importante é dialogando e até mesmo votando após discussões em que todos os ângulos tenham sido analisados. Fazer uma conferência ou um referendo me parece o mais adequado, mas...para isso temos que ter uma gestão democrática, o que não temos em nosso município.

Anônimo disse...

Como assim em fase de elaboração? O lançamento já não ocorreu, com pompa e circunstância? Ou esses vereadores são são muito dissimulados, ou alguém está faltando com a verdade. Pois o lançamento já ocorreu e todas estamos sendo visitadas e informadas de que não haverá mais reprovação até o 3º ano. Não consigo acreditar que o Tarcisio, um político que sempre foi considerado em alta conta por sua competência e pela intransigência com pessoas que não fizessem direito o seu trabalho, ainda mantenha como secretário de educação uma pessoa que não tenha a mínima condição para exercer essa função. E essa é uma pergunta que não é só realizada pelos professores, mas também por nós que simpatizamos com o PT. A educação de Novo Hamburgo está indo pelo ralo e levada por um senhor, que nem condições de ser professor tem, quanto mais secretário de educação. S.O.S para executiva do Partido dos Trabalhadores, alguém tem que parar com este desvario.

Anônimo disse...

Mais uma da administração democrática e participativa do PT em nossa cidade: Na quarta-feira, na assembléia do GFSM, professores portavam faixas pedindo valorização dos professores em NH; Pois bem: a faixa elaborada pelo Sindiprofes deveria chegar a todas as escolas e... certamente chegou. O problema é que diretora(s) democrática(s) sumiram com a faixa, sem sequer conversar com seus professores (os maiores interessados). A justificativa??? Não querem se incomodar com o "pessoal lá de cima". Vergonhoso!!!

Anônimo disse...

O que será que temem ou devem à atual administração esta(s) diretora(s)? Será que esqueceram que foram eleitas, majoritariamente, por professores? Professores, pais e alunos? Esqueceram que em outubro tem nova eleição? A comunidade precisa saber. Os professores precisam estar atentos. Alunos necessitam conhecer quem são os diretores de suas escolas! Comecemos a apresentá-los então!

Anônimo disse...

Ainda tem gente simpatizando com o PT?Pô sem noção cara. O PT que tá no comando da prefa de NH é sinistro.Esse prefeito aí não tem mais autoritário, durante a campanha não tinha ser mais simpático, agora mal cumprimenta quem está a sua volta. O secretário de educação nada ver, tá mais pra Tati quebra barrraco do que a própria. A situação está mais para deseducação, do que jamais esteve neste país. Também, se aquele que deveria ser um exemplo de educador, não passa de um batedor de boca, sem a mínima ética, que faz das reuniões e formações espaços de "lavagem de roupa suja". A nossa antiga Secretária de Educação, podia ser linha dura, mas se tinha algo que merecia destaque na sua postura, era sua elegância e respeito ao tratar de assuntos inerentes ao cargo que ocupava.Eu que tanto lutei para que o PT chegasse no governo municipal, agora me envergonho ao ter que explicar o inexplicável e como muitos hamburguenses, conto os dias para a chegada de 2012 e acabar este martírio.

Anônimo disse...

Era o que nos faltava mesmo,não podemos reprovar.Qual sua opinião secretario?Se é que tem?

Anônimo disse...

Pergunta difícil. Como alguém que não sabe discutir o mínimo da Educação( mas não precisa né, ele tem duas fiéis escudeiras-para nossa vergonha, estas realmente já trabalharam como professoras), vai poder ter conceito ou opinião.A primeira coisa era postura de educador, não tem, a segunda ter conhecimento sobre Educação, não tem, a terceira ter ética, não tem, a quarta, ter respeito aos professores e suas posturas, não tem, e por aí a fora poderia listar um rosário inteiro de NÃO TEM. Mas o que ele tem? Só Deus e Tarcísio o sabem.

Neliza disse...

Realmente é vergonhoso o que está acontecendo com a educação de Novo Hamburgo. Um município onde todos disputavam uma vaga no concurso, agora é tanta desvalorização que não tem professores suficientes para as salas de aula, já que municípios vizinhos pagam melhor e construíram bons planos de carreira, enquanto nós nos últimos anos só perdemos, apesar de toda a movimentação que temos feito não somos ouvidos.

Anônimo disse...

Basta passarmos em frente as escolas municipais para percebermos a inexistência das faixas produzidas pelo SINDIPROFNH. Penso que chegou a hora de identificarmos as direções eleitas "democraticamente" e que atuam de forma permissiva junto às suas comunidades... Atuo na EMEF Cecília Meireles e vc?

Anônimo disse...

"Pacto pela Aprendizagem"??Para que um pacto de certo parte-se do princípio que as partes envolvidas estão de comum acordo com as regras,e de que cada envolvido cumprirá com sua parte. E o que temos em Novo Hamburgo? Um "pacto de papel",no qual somente o secretário e seus "assessores" compactuaram.A nós professores caberá a execução da progressão continuada. É isso o pacto? Eu decido e vocês executam.Na medida em que professores deixam de ser responsáveis pela produção dos objetivos, conteúdos e métodos de seu trabalho ( transferidos para equipes técnicas, pacotes de ensino, livros didáticos e outros), ocorre um estranhamento entre os professores e sua produção/trabalho.Nesse processo, os professores tendem a ser consumidores e/ou usuários de saberes e lógicas alienígenas para eles. Isso, porém, não ocorre de modo sempre passivo.(Carvalho,2004,p.98. BÁSICO!!Quando fomos chamados para dialogar sobre este assunto? Quando serão implementadas as propostas da secretaria de turno integral, assessoria pedagógica,etc. Assim fica muito fácil fazer um pacto.