segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

EMEI Pica-Pau Amarelo e os alagamentos. Até quando?

As chuvas do final da tarde de domingo provocaram estragos pela cidade. Duas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), a EMEI Pica-Pau Amarelo e a EMEI João de Barro, foram atingidas pelas enxurradas.


EMEI Pica-Pau Amarelo. Foto: Juliana Nunes/GES-Especial


O SindprofNH esteve nesta tarde na EMEI Pica-Pau Amarelo. Fizemos registros e conversamos com a equipe diretiva e professoras. A situação da escola já é velha conhecida. A cada chuva mais forte, o arroio situado na lateral da escola transborda, inundando-a. Desta vez, segundo os relatos, foi mais forte. As águas (e tudo mais) varreram os corredores, salas, estragando eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, brinquedos etc.

Vista aérea mostrando a proximidade do arroio e o terreno da escola. Captura de tela com realce <https://goo.gl/maps/1aCx6Axd1P52>, acesso em 20/02/2017.

Foto: Gabriel Ferreira/SindprofNH

Foto: Gabriel Ferreira/SindprofNH

Foto: Gabriel Ferreira/SindprofNH

Foto: Gabriel Ferreira/SindprofNH


Não há previsão para o retorno das aulas, pois além dos estragos já listados, a água suja atingiu o pátio em que as crianças brincam e a Vigilância Sanitária precisa avaliar a situação antes da liberação.

Nas margens do arroio também há o risco de desmoronamento. Apesar da contenção, não há garantias de que esta aguentará mais chuvas com tal intensidade.


Foto: Gabriel Ferreira/SindprofNH

Foto: Gabriel Ferreira/SindprofNH

Foto: Gabriel Ferreira/SindprofNH


Existe a necessidade notória de mudança de endereço da EMEI Pica-Pau Amarelo. Conforme pode ser comparado na imagem de 2011, retirada do Google Street View, com as feitas no dia de hoje, a margem esquerda do arroio já avançou e o poste de energia precisaria ser deslocado para não ter o risco de queda, podendo causar uma tragédia.

Captura de tela <https://goo.gl/maps/uqXPWmf8Pcx>, acesso em 20/02/2017.

Foto: Gabriel Ferreira/SindprofNH

Esta situação tanto já é de conhecimento do Poder Público, que este já previu no Orçamento para 2016 a demanda aprovada no Orçamento Participativo, de R$1,8 milhões para resolver a situação da escola. Acontece que nada foi feito em 2016. Agora segue a demanda em aberto e uma necessidade latente.

Captura de tela com edição <https://goo.gl/Rcizg0>, acesso em 29/03/2016.


É preciso concretizar a mudança da EMEI Pica-Pau Amarelo, pois em breve poderemos estar presenciando algo maior que os severos danos materiais causados pelas enxurradas, tão comuns pelo município.


O SindprofNH também irá na EMEI João de Barro nos próximos dias.

Nenhum comentário: