segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Fátima Daudt é eleita prefeita de NH

A candidata pelo PSDB, Fátima Daudt, foi eleita prefeita de Novo Hamburgo. Fátima fez 33,98% dos votos, contra 30,98% de Paulo Ritzel (PMDB). Luis Lauermann (PT) fez 21,11% dos votos, Leonardo Hoff (PP) 11,85%, Rafael Schüler (PSOL) 1,39% e Mauro Brochier (PMN) 0,69%. Brancos atingiram 7,38%, nulos 19,50% (somam-se os votos de Airton dos Santos, do PV, que teve o registro negado pelo TRE e concorreu sob júdice) e abstenções 17,67%.


Fátima, assim como os outros candidatos, participaram do debate promovido pelo SindprofNH e desta participação podemos elencar algumas propostas e compromissos da prefeita recém eleita:

- Fátima declarou que irá cumprir o que diz a lei quanto ao 1/3 de hora-atividade. E defende que hora-atividade não é para suprir ausência ou falta de professores. Deve haver planejamento para garantir a reposição de professores que se aposentam.

- Futuro/a secretário/a de educação será escolhido/a através da lista tríplice.


- A questão do plano de carreira e reclassificação precisa ser resolvida, sem demora.

- Posição contrária aos parcelamentos com o Ipasem. Favorável à divisão paritária das vagas no Conselho Deliberativo do Ipasem.

- Infraestrutura das escolas é de responsabilidade da prefeitura. Não vai utilizar o Orçamento Participativo para determinar estas reformas estruturais, como rede elétrica, telhado etc.

- Plano de carreira não tem a ver com meritocracia, é preciso construir um modelo que seja adequado, mas não irá trazer um modelo do setor privado.

- Educação é investimento e prioridade. Se precisar ser aplicado 30% do orçamento em educação, será aplicado, dependendo da previsão orçamentária. Cortará CCs, para administrar bem os recursos e repassar para cada setor.

- Compromisso com diálogo com os professores e promessa que cumprirá sua palavra.

Estas são algumas de suas falas no debate em questão. O vídeo do debate na íntegra pode ser acessado pelo link http://bit.ly/2dqmGqm. O plano de governo completo da nova prefeita pode ser acessado pelo link: http://bit.ly/2cYeL3X.

O SindprofNH está a disposição para o diálogo com o novo governo, como sempre estivemos ao longo dos anteriores. Mas isso não significa abdicarmos da mobilização. Sempre que a negociação se mostrar limitada e o diálogo insuficiente, partiremos para a luta. Assim como nos mobilizaremos para barrar a retirada de direitos, em qualquer esfera, pois este é o papel de um sindicato combativo.





Nenhum comentário: