segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Promessas de mais diálogo e de mais recursos para a educação marcam debate com candidatos a prefeito de NH


O debate entre os candidatos a prefeito de Novo Hamburgo, realizado pelo Sindicato dos Professores Municipais (SindprofNH), foi marcado pelas promessas de mais diálogo entre a administração e a categoria e de mais recursos públicos para a educação. O evento contou com a presença dos sete candidatos e reuniu centenas de professores.

Entre os temas discutidos estiveram: melhorias do Plano de Carreira do Magistério, o cumprimento do Plano Municipal de Educação (PME) no que se refere ao 1/3 de hora-atividade, a dívida da prefeitura com o IPASEM, o investimento de 30% do orçamento municipal em Educação, conforme prevê o PME, a ampliação e a conservação da estrutura da rede municipal, entre outros.

Coordenado pelos jornalistas Zé Renato Oliveira e Stephany Sander, o debate, que ocorreu nesta quinta-feira (08/09), na Escola Estadual 25 de Julho, transcorreu em clima cordial e respeitoso, entre os candidatos e entre eles e o público. “Pela primeira vez que todos os candidatos compareceram ao evento e isso qualifica o debate. Além disso, os temas tratados são relevantes para a categoria”, comentou a diretora do SindprofNH, Márcia Fernandes.

“Ficamos satisfeitos com o resultado! Queríamos agradecer a ajuda de todos os professores que contribuíram com o evento e à direção da escola 25 de Julho, que nos cedeu o local”, complementa a diretora do SindprofNH, Sandra Finken.

Principais propostas

O encontro foi dividido em quatro blocos. No primeiro, os candidatos responderam três perguntas feitas pela direção do sindicato. Os temas das questões foram propostos, previamente, pela categoria por meio das redes sociais e do e-mail do SindprofNH. No segundo, cada candidato perguntava a outro candidato. No terceiro foi a vez da plateia fazer as perguntas. Três perguntas escritas pelos professores presentes foram sorteadas e respondidas por todos os candidatos. O último bloco foi dedicado às considerações finais dos participantes.

O candidato Mauro Brochier (PMN) foi o primeiro a falar. Ele destacou sua trajetória pessoal, de “40 anos de vida pública”. Afirmou que, se eleito, pretende fazer uma gestão mais técnica e menos política, “sem intervenção partidária”. Sobre o cumprimento do PME, em especial a meta 17, que prevê 1/3 de hora-atividade e ainda a ampliação desse percentual, o candidato afirmou que “as leis aprovadas serão executadas”. Sobre o Plano de Carreira do Magistério, afirmou que deverá ser feito “o melhor para a categoria dentro das condições da prefeitura”. 

Rafael Schüler (Psol) foi o segundo a falar. Afirmou que é preciso manter o diálogo com a categoria. “O papel aceita todas as metas, mas o problema está na prática! É oferecer condições para o professor poder trabalhar. Só quem está em sala de aula é que entende o que estou falando”, comentou. O candidato também se colocou contra o projeto conhecido por “escola sem partido”, defendendo uma “educação libertária e não bancária” e garantiu que, se eleito, já no primeiro ano de sua gestão tentará chegar o mais perto possível do investimento de 30% do orçamento na educação.

O candidato Leonardo Hoff (PP), terceiro a se pronunciar, defendeu, por sua vez, o projeto “escola sem partido”, pontuando que a educação precisa ser de qualidade e não partidária. O candidato destacou sua formação na área da contabilidade e sua experiência em gestão. “Vamos chamar as entidades para fazer uma grande auditoria e olhar os números dessa prefeitura que está quebrada, mas que precisa de alguém que entenda de gestão”. Também assumiu o compromisso de incluir um representante do SindprofNH no Conselho Deliberativo do IPASEM, proposta defendida explicitamente por quase todos os candidatos, a exceção do atual prefeito, Luis Lauermann (PT).

Airton dos Santos (PV) destacou sua experiência como prefeito de Novo Hamburgo por dois mandatos, afirmando que cumpriu com os compromissos administrativos e ressaltando o diálogo com a categoria. “Vai ter diálogo, vai ter conversa. Eu sempre falo: porta aberta e luz acessa para os professores”. Fez questão de frisar que seu partido não estava coligado com nenhum outro. “Não temos compromisso com outros partidos grandes ai que pegaram fatias de pessoas para ganhar as eleições. Eles estão preocupados”, afirmou.

O quinto a falar foi o candidato Paulo Ritzel (PMDB) que teve que rebater questionamentos dos adversários que criticaram a gestão, no Governo do Estado do Rio Grande do Sul, de seu colega de partido, o peemedebista Ivo Sartori. Por sua vez, o candidato criticou o atual prefeito, por atrasar pagamentos ao IPASEM. “O problema são os prefeitos que botam a mão no dinheiro do IPASEM para fazerem outras coisas. E tem prefeito sentado aqui que está fazendo essas pedaladas”, acusou. Em sua fala, Ritzel também destacou sua experiência como prefeito de Novo Hamburgo.

A candidata Fatima Daudt (PSDB), única mulher a disputar a prefeitura este ano, afirmou que é preciso implementar a lei no que diz respeito à garantia de 1/3 de hora-atividade sobre o número de horas/aula. “Eu sei o quanto é importante que a gente utilize a hora-atividade para o planejamento das aulas e não para suprir a ausência de professores”. Destacou ainda que é preciso planejamento para não deixar em aberto as vagas dos professores que se aposentam e trouxe para a discussão a responsabilidade da prefeitura em manter a infraestrutura das escolas.

O último a falar foi o candidato à reeleição, Luis Lauermann (PT). O atual prefeito se dedicou a ressaltar os feitos de sua gestão, como a expansão da educação infantil. Segundo ele, houve avanço nos últimos quatro anos na ampliação da hora-atividade e destacou o aprofundamento da participação experimentado na sua gestão. “Nós fizemos eleição direta. A comunidade elege o diretor ou a diretora, aprofundamos a democracia”. Também defendeu que não haja o congelamento dos índices de investimento em saúde e educação.

Oportunidade para conhecer os candidatos e suas propostas

O público comemorou a realização do evento. Na avaliação do professor da Educação Básica André Antônio Bueno, o debate vai ajudar na escolha do candidato a prefeito, no próximo dia 02 de outubro. “O debate foi de suma importância para vermos quem conhece, de fato, a educação”, afirmou.


O presidente do SindprofNH, Gabriel Ferreira, também avaliou como positivo o debate. “Gostaria de agradecer a presença de todos e de afirmar que, independente de quem vença as eleições, o sindicato estará aberto ao diálogo, mas, sempre que esse não for suficiente para garantir os direitos da categoria, nós também estaremos prontos para lutar. Somos uma categoria de luta e vamos nos mobilizar sempre que for preciso”.

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.