terça-feira, 7 de julho de 2015

Informe sobre os calendários escolares

O Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo tem recebido nos últimos dias denúncias de escolas que tem tido seus calendários escolares rejeitados pela Secretaria de Educação.


As diretoras têm voltado para suas escolas com a difícil missão de informar a comunidade de que a decisão das assembleias entre pais e professores foi destituída.


Essa arbitrariedade muito nos espanta em um momento em que na Câmara de Vereadores se discute um projeto de lei que institui os Conselhos Escolares. 


Conselhos formados pelos pais que devem discutir as demandas da comunidade.

Por que formar Conselhos se a SMED não respeita a decisão soberana de Assembleias realizadas com os pais dos estudantes? Que tipo de gestão democrática este governo está propondo ao desrespeitar pais, professores e equipes diretivas?


Amanhã, 08 de julho teremos mais uma rodada da mesa de negociação. A orientação do Departamento Jurídico do SindPrfofNH é de que  todas as escolas com problemas na aprovação de seus calendários nos envie o calendário que foi rejeitado e o novo calendário imposto pela SMED  para o e-mail: sindprofnh@gmail.com com o assunto “Calendário Rejeitado”. 

É importante que as escolas façam um protocolo requerendo a ata da reunião realizada junto a Secretaria de Educação onde os calendários foram rejeitados, pois levaremos essas questões para a reunião com o executivo.


Além da proposta do Jurídico estamos iniciando uma mobilização junto às APEMEMs para reivindicarmos o respeito a autonomia das comunidades escolares na construção do calendários que preveem a reposição dos dias letivos.


A presença de pais com os professores na Câmara de Vereadores, na próxima segunda dia 13, será uma oportunidade para a denúncia da falsa "Gestão Democrática " tão falada pelo Governo e cobrar que os calendários sejam respeitados.

Mobilize sua comunidade escolar e faça valer os acordos.

Nenhum comentário: