sexta-feira, 5 de outubro de 2012

E COMO FICA A HORA ATIVIDADE?



SINDPROFNH se posiciona a respeito do processo contra a
PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO

Todos nós, trabalhadores em Educação, sabemos, melhor do que ninguém, da importância do ensino na formação dos cidadãos. Como tudo nesta vida, as frases que acabam virando “jargão” perdem sua força quando não são discutidas e reavaliadas.

Na semana que se passou recebemos a notícia do judiciário que ganhamos o processo contra a prefeitura em relação às horas de planejamento dos professores. Esta lei, que já está em vigor em vários municípios, ainda é uma luta que nós professores precisamos travar contra a administração pública. O Sindicato dos Professores de Novo Hamburgo ganhou a liminar que obriga a administração municipal a garantir 1/3 da jornada de trabalho docente para preparar suas aulas, corrigir provas, estudar, pesquisar; ou seja, garantir que a educação seja de qualidade como ela realmente deve ser.
           
A qualidade na Educação está sempre centralizada no desempenho do professor no seu ofício; então porque é tão difícil legitimar o planejamento das aulas, o preenchimento de documentos, a análise e redação das avaliações como efetivo (e remunerado) trabalho atribuído ao docente?
           
Parece-me que outro pensamento está vinculado a este. O de que professor tem
meses de férias; que professor não trabalha, só cuida das criancinhas; de que professor não sabe ensinar; que o aluno não aprende porque o professor não ensina e outros tantos pensamentos que tentam desassociar e distorcer a realidade achando um “bode expiatório”. Claro, o professor! E assim, vamos carregando um fardo que não é nosso, um problema que não temos como resolver, pois depende unicamente de POLÍTICAS PÚBLICAS.

Se a Educação de Novo Hamburgo é prioridade para a administração, porque é tão difícil conseguir com que os governantes implantem as leis que servem justamente para garantir a Educação de qualidade? Os professores precisam desgastar-se em correções e estudos intermináveis para garantir que seus alunos sejam respeitados. Os professores, com dezenas de alunos e inúmeras turmas, devem dar conta do seu aluno, como indivíduo único, como ele realmente o é. E o PROFESSOR? Não é um ser único que precisa ser valorizado como profissional, com direitos e deveres? E porque nos recaem tantos deveres e culpas?

VITÓRIA é a palavra que o SINDPROFNH escolhe para falar da liminar que ganhou na justiça. O trabalho de um VERDADEIRO sindicato é alcançar os direitos de sua categoria por meio do diálogo ou da luta, se for o caso. A força do sindicato é o apoio que possui dos seus pares e a relação que se estabelece entre eles. Nosso Sindicato não pára, não fica esperando acontecer, não se cala nunca. RESISTE, LUTA E AVANÇA CONQUISTANDO A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR!

E então? Quando começaremos a ter 1/3 de HORA ATIVIDADE? Já recebemos a resposta da administração pública e sua posição a respeito do assunto. Tanto prefeito,  quanto secretário de educação foram unânimes: Vão recorrer a decisão da justiça! Ou seja, querem prorrogar o quanto for possível um DIREITO QUE É NOSSO! Sendo assim, demonstram claramente uma indisposição política para beneficiar seus funcionários e contribuir de forma efetiva para a qualidade da educação de Novo Hamburgo. Não aplicam a LEI DO PISO, aprovada pelo próprio governante quando em outro cargo e DESRESPEITAM OS PROFESSORES, ao afirmar que não vão chamar os professores do último concurso que estão esperando preencher estas vagas. RIDICULARIZAM nossa inteligência com desculpas sem fundamento legal: não podem contratar mais professores porque fizeram mais escolas de educação infantil. Ora, tirar os DIREITOS de um trabalhador nada tem a ver com a necessidade de contratação de outros: um não justifica o outro. A lei de responsabilidade fiscal não permite a contratação de novos professores: então como se justifica a afirmativa acima? O município precisaria de 300 professores para implantar 1/3 de hora atividade: de onde saiu este número? E se ele fosse verdadeiro, qual a previsão da administração pública para implantar todas as suas promessas?

ESTAS PERGUNTAS NÃO NOS DIZEM RESPEITO, POIS SOMOS PROFESSORES. QUE FIQUEM OS DIRIGENTES MUNICIPAIS RESPONSÁVEIS POR APLICAR AS LEIS.

O SINDPROFNH REFORÇA NOVAMENTE A FELICITAÇÃO A TODOS NÓS POR ESTA VITÓRIA! NÃO DESCANSAREMOS ATÉ QUE NOSSOS DIRETOS SEJAM CUMPRIDOS! NÃO NOS CALAREMOS JAMAIS! A LUTA CONTINUA!

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES! SINDPROFNH

Nenhum comentário: