terça-feira, 16 de agosto de 2011

PROFESSORES DE NH FORAM ÀS RUAS EM REPÚDIO AO DESCASO PARA COM A CATEGORIA

Cerca de 400 professores participaram hoje (terça-feira) do Dia Nacional de Paralisação em defesa da educação com ensino de qualidade. Convocados pelo SINDPROFNH, os profissionais da educação se concentraram em frente ao Centro Administrativo, portando faixas, bandeiras e cartazes com dizeres em repúdio ao descaso e desrespeito com que a atual administração hamburguense vem tratando os professores e o funcionalismo.

 A atividade se iniciou por volta das 15h30min, quando dirigentes sindicais da região falaram da atual situação dos professores e defenderam o slogan “A Educação Quer Mais”. A presidente do SINDPROFNH, Luciana Martins, ressaltou que a mobilização da categoria vai além do piso salarial.  Enfatizou que os professores querem um plano de carreira que valorize os profissionais da Educação, implementação de 1/3 de hora atividade e reestruturação do Conselho Deliberativo do Instituto de Previdência e Assistência Municipal (IPASEM).

 Enquanto os manifestantes aguardavam em frente ao Centro Administrativo, uma comissão, liderada pela presidente do SINDPROFNH, se deslocou ao gabinete do prefeito Tarcísio Zimmermann  para entregar um oficio solicitando uma audiência para tratar da pauta de reivindicações da categoria. O grupo foi recebido pelo Chefe do Executivo na sala de recepção e, numa conversa rápida, a líder sindical fez alguns apontamentos, dentre eles, sobre a implementação imediata da Lei do Piso (Lei Federal nº 11.738 de 16 de julho de 2008) no que se refere a 1/3 de Hora Atividade, em que o prefeito havia votado favorável quando era deputado federal. O que causou maior estranheza à comissão foi quando Zimmermann alegou que na época em que votou o projeto não conhecia a realidade do município.
  
Após o ato público em frente ao Centro Administrativo, os manifestantes saíram em carreata pelas principais ruas de Novo Hamburgo até a Câmara de Vereadores. Durante o trajeto, acompanhados de um caminhão de som, os professores explicaram à comunidade o motivo do movimento e suas reivindicações.  A receptividade dos hamburguenses foi demonstrada através de aplausos pelos que acompanhavam pelas janelas de suas casas e sinal de luz pelos motoristas que transitavam pelas vias do município.

Na Câmara, a presidente do SINDPROFNH, Luciana Martins, ocupou a tribuna durante a sessão dos vereadores e ressaltou as reivindicações da categoria, pedindo apoio do Legislativo. Falou que no último dia 4, uma assembléia da categoria decidiu por unanimidade lutar em defesa do IPASEM, por um plano de Carreira, 1/3 de hora atividade. Luciana enfatizou que esta luta é de todos que acreditam na educação. “Somente a luta poderá garantir uma educação com qualidade”, concluiu.

Um comentário:

Daniela Costa Menezes disse...

Mesmo com a sensação de que nada faz diferença, estivemos lá. Mostrando que a luta é diária, coletiva e sempre vale à pena.