terça-feira, 20 de junho de 2017

Relato da reunião com a Secretária de Educação

Na manhã desta terça-feira, representantes do SindprofNH reuniram-se com a secretária de educação, Maristela Guasselli. A reunião ocorreu a pedido do Sindicato, com objetivo de dar seguimento às demandas da categoria. Na reunião foram tratados os seguintes assuntos:
- A reclassificação e outras modificações pontuais no plano de carreira em projeto aprovado pela Câmara, que ainda precisa ser sancionado, o que deve ocorrer em breve.
- Situação das(os) professoras(es) de Educação Infantil, de nível médio, que ingressaram a partir de 2011: Superada a discussão da Reclassificação, a meta agora é equiparar os salários para aquela(es) que ingressaram nos concursos de Educação Infantil a partir de 2011, com formação em nível médio – magistério ou normal. Existe uma diferença de 30% no salário básico entre quem ingressou com magistério em relação a quem ingressou com curso superior. Como a alteração de nível prevê apenas 5% de correção salarial, as escolas terão professoras com a mesma formação, mas com diferença salarial de 25%. O SindprofNH aponta a equiparação salarial de acordo com a formação como questão prioritária nas próximas discussões sobre plano de carreira.
- Hora-atividade – implantação do1/3 e com parte sendo à distância: Levamos esta demanda muito importante e que estamos lutando há tempos. Ressaltamos que o 1/3 de H.A. foi inclusive abordado durante a campanha eleitoral e que a então candidata, agora prefeita, Fátima Daudt se comprometeu a garantir o cumprimento da lei. Também falamos sobre os benefícios para a qualidade de vida e de trabalho em ampliar a Hora Atividade à Distância para semanal.
- Eleição de diretoras(es): Manifestamos apoio à manutenção e ampliação do processo democrático nas escolas. Tratamos da pauta específica sobre o tema, em que a categoria demonstra preocupação com a “dança das cadeiras”, que perpetuam indivíduos nas direções de escolas, não abrindo espaço para novas equipes.
- Combate ao assédio moral: Tratamos da quantidade de relatos que chegam constantemente ao Sindicato de assédio moral sofrido por colegas. Propomos a criação de uma legislação municipal sobre o tema e capacitação para as equipes diretivas sobre combate ao assédio moral e mediação de conflitos. A secretária Maristela mostrou estar ciente da ocorrência de perseguição e assédio moral a rede.
- Processos administrativos e sindicâncias: Demonstramos nossa preocupação com a grande quantidade de PADs e sindicâncias. A justificativa dada é que a maioria são processos vindos do governo anterior e que a partir de agora será dada atenção especial sobre esses casos.
- Estágios probatórios: Ressaltamos o fato do SindprofNH não ter representante na Comissão de Avaliação (CADEP) e nossa reivindicação de tê-lo e que há uma preocupação por parte desta entidade em manter o maior lisura possível neste processo evitando perseguições e avaliações tendenciosas.
Como a pauta é extensa, muitos assuntos ficaram de fora, portanto será marcada uma nova reunião para retorno destes itens tratados hoje e para inclusão de novos pontos na discussão.

Nenhum comentário: